in ,

“Não nasci para odiar, mas para amar”, em cena nas ruínas do Teatro Romano

“Não nasci para odiar, mas para amar”, em cena nas ruínas do Teatro Romano

O teatro clássico volta às ruínas do Teatro Romano, em Lisboa, com a peça Não Nasci para Odiar, mas para Amar. A estreia está marcada para dia 5 de jullho e estará em cena até ao dia 22 de julho.

Nas ruínas de um teatro, surgem corpos que transportam restos de mitos, de tragédias e de comédias. Destroços de narrativas fundadoras de uma ideia de Europa e de civilização, mas também de indivíduo, surgem como ecos, fantasmas, memórias coletivas. É importante escutar novamente certas palavras como uma hipótese de resgatar uma ideia de futuro.

Não nasci para odiar, mas para amar, frase de Antígona, é também o título do espetáculo de características multidisciplinares, que partindo de Édipo, Antígona, Electra, Bacantes, Filoctetes, Ajax, Ulisses, Ifigénia, Cassandra, mas também das comédias Aves e Rãs, tal como a obra Caracteres de Teofrasto, pretende valorizar aquilo que existe de mais importante e revolucionário nos textos clássicos: a densidade poética das palavras na sua relação com problemas como liberdade, politica, relações humanas, o divino recusando-lhes seu carácter meramente antropológico e destacando aquilo que existe de intemporal. A eternidade como única possibilidade de relação com o tempo, em que o Presente, junção complexa do passado e do futuro, materializa-se no agora. Um texto clássico estabelece sempre uma relação com o agora não perde a urgência da sua função artística, consequentemente politica e obrigatoriamente humana.

Ficha Técnica e Artística

Direção e encenação Tiago Vieira
Atores Nuno Pinheiro, Paula Moreira, Pedro Parente, Teresa Machado, Tiago Costa, Tiago Vieira
Vídeo Luís Gomes
Apoio dramatúrgico Rui Catalão
Produção [PI] Produções Independentes

Sessões de 5 a 22 de julho (5.ª feira a domingo), às 21h30.
Preços: 
5€

“Não nasci para odiar, mas para amar”, em cena nas ruínas do Teatro RomanoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Xiaomi Mi A1 começa a receber Android 8.1, mas talvez não queira atualizar já

Xiaomi Mi A1 começa a receber Android 8.1, mas talvez não queira atualizar já

Smartphone da Nokia poderão começar a receber Android P em agosto

Smartphone da Nokia poderão começar a receber Android P em agosto