Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento. Os últimos resultados, lançamentos, estreias.

“Testamento” apresenta-se a partir de amanhã no Teatro Romano, em Lisboa

Testamento é uma produção da associação Teatro Livre que se estreou em Abril no Núcleo de Arte Sacra de Alcochete. Agora, apresenta-se para três sessões nas ruínas do Teatro Romano, em Lisboa. A CA Notícias esteve à conversa com a atriz Luísa Ortigoso e com Beto Coville.

E se Maria tivesse falado? É a questão que dá corpo a este espetáculo. Um relato desconcertante e emotivo que coloca Maria a relatar, na primeira pessoa, os acontecimentos trágicos da vida do seu filho e da sua própria vida.

O monólogo é interpretado pela atriz Luísa Ortigoso, que nos revelou tratar-se de “um desafio enorme”. A atriz, que em 1998 interpretou um monólogo sobre Frida Kahlo, dá agora voz a Maria num trabalho que revelou “exigir uma total concentração” por se tratar de uma história absorvente e emocionalmente complexa.

O texto de Testamento é uma tradução de Miguel Nobre de Carvalho a partir do original The Testament of Mary do autor irlandês Colm Tóibín. A peça apresenta o lado mais humano de Maria e da sua história. É um texto que “dá voz ao feminino”, revela Luísa, acrescentando que esta é “uma história que foi durante séculos contada por homens, agora é contada pela grande personagem feminina que é Maria”.

Beto Coville, responsável pela encenação e direção do espetáculo, refere que “para além do texto, que é escrito no feminino, a própria conceção do espetáculo vai no sentido de reforçar  a energia e a intenção feminina de falar”. O encenador refere que este “é um assunto extremamente atual”, indicando as desigualdades entre géneros que ainda subsistem na sociedade atual.

“Uma ironia histórica!” É como Beto Coville descreve a relação da peça com o local onde agora se apresentam, as ruínas do Teatro Romano em Lisboa. A construção deste local terá acontecido no século I em pleno Império Romano, o mesmo Império que perseguiu o filho de Maria e os seus seguidores.

O espetáculo tem acompanhamento musical ao vivo com o violoncelista Davide Zaccaria.

Testamento
(M/12 anos)

Texto Colm Tóibín
Tradução Miguel Nobre de Carvalho
Interpretação Luísa Ortigoso
Encenação Beto Coville
Música Davide Zaccaria
Produção Teatro Livre

O espetáculo estará em cena de 21 a 23 de Junho, às 21h, no Teatro Romano, em Lisboa. Entrada: 4 euros

CA Notícias "Testamento" apresenta-se a partir de amanhã no Teatro Romano, em Lisboa

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar está a concordar com a utilização dos mesmos. Pode saber mais consultando a nossa Politica de Privacidade. AceitarSaber mais

X