in

Mil Pedaços –> Simantra Grupo de Percussão & Luis Figueiredo

Mil Pedaços –> Simantra Grupo de Percussão & Luis Figueiredo

Mil Pedaços –> Simantra Grupo de Percussão & Luis Figueiredo

Música & Festivais | Música

C.C de Santa Comba Dão

Audit. da Casa CSCD

Classificação Etária

A classificar pela CCE

Promotor

AMAD – Associação de Música e Artes do Dão

Breve Introdução

Canções tradicionais portuguesas com arranjos inéditos de Luís Figueiredo.

Sinopse

Este projeto resulta de uma parceria entre o Simantra Grupo de Percussão e o pianista e compositor Luís Figueiredo. Um trabalho inédito que irá permitir ao público uma nova visão das canções tradicionais que muitos jovens não conhecem e que devido à sua qualidade performativa e musical, levará à redescoberta da música tradicional portuguesa. Compreende canções de várias zonas do país, de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pela Beira Alta, Beira Baixa e Alentejo. Canções de trabalho, romances, canções de embalar e outros géneros, bem como música popular da autoria de José Afonso, Fausto Bordalo Dias e Sérgio Godinho. O grande desafio deste projeto passa por conseguir comunicar sonicamente as referências coletivas que temos da música tradicional e popular portuguesa, e ao mesmo tempo construir peças com uma linguagem idiomática da percussão erudita. Combina música escrita e improvisada, emprega recursos associados à escrita para big band, e um vocabulário tímbrico que resulta da exploração das inúmeras possibilidades oferecidas pelo universo da percussão. Harmonicamente, está latente uma abordagem facilmente identificável com o jazz. Esta vontade, concretizada agora, promove a valorização da riquíssima cultura musical portuguesa, cruzando os vetores de várias práticas musicais.

Ficha Artística


Músicos
Andrés Pérez I percussão
Leandro Teixeira I percussão
Luiz Ferreira I percussão
Ricardo Monteiro I percussão
Luís Figueiredo I piano e arranjos
 
 
 
Simantra Grupo de Percussão
O Simantra Grupo de Percussão nasceu da necessidade de se organizar um grupo de estudos e práticas interpretativas destinado à execução de música escrita para percussão nos séculos XX e XXI. Funcionando como um laboratório artístico, tem também como objetivo a interação das diferentes expressões artísticas com a música contemporânea. A sua missão visa a valorização e execução do repertório percussivo português e estrangeiro, realizando estreias, primeiras audições e encomendas de obras. Ao longo destes 13 anos de atividade o grupo teve a oportunidade de tocar em diversos festivais nacionais e internacionais, como Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Festival da Primavera, Festivais de Outono, Cistermusica, Musicalvão, Tomarimbando, Festival Internacional de Percussão da Patagónia (ARG), Festival Internacional de Marimbistas e Percusiones de Villahermosa (MEX) ou IPEW 19 (CRO). Acompanhou diversos solistas internacionais como, Kuniko Kato (JAP), Katarzyna Mycka (POL), Ching Chen Lin (TWA), Ludwig Albert (BEL) ou Mark Ford (EUA). Estreou e encomendou obras de Evgueni Zoudilkine, Hugo Correia, Carlos Alberto Augusto, Nuno Leal ou Jorge Salgueiro. Premiado internacionalmente, o grupo conquistou o primeiro lugar no CIMCA 2011 – categoria superior.
 
Luís FigueiredoLuís Figueiredo é pianista, compositor, arranjador e produtor musical. Nasceu em Coimbra em 1979. Estudou piano no Conservatório de Música de Coimbra e mais tarde na Universidade de Aveiro e no Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Estudou com Vitali Dotsenko, Mário Laginha, António Chagas Rosa e Filipe Melo, entre outros. Editou o seu primeiro álbum como líder em 2010 (Manhã, JACC Records). Trabalhou e/ou gravou com Cristina Branco, Bruno Pedroso, Carlos Bica, André Fernandes, Luísa Sobral, Alexandre Frazão, Reinier Baas, João Moreira, Ana Bacalhau, Mário Delgado, Bernardo Moreira, David Binney, João Hasselberg, Perico Sambeat, Mário Laginha, Ricardo Toscano, Eduardo Raon, Rita Maria, Diogo Duque, Mário Franco, Carlos Barretto, Jorge Moniz, Gisela João e Jeffery Davis, entre vários outros. Trabalhou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra XXI, Hr Frankfurt Rundfunk Big Band (DE), Het Gelders Orkester (NL), para além de vários ensembles de música de câmara. Foi o arranjador da canção vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2017, “Amar Pelos Dois”, e foi também o compositor da banda sonora original da edição de 2018 do mesmo

Preços

BILHETE GERAL – 6,00€

Sessão

24 set 2022 21:00

Duração

60 minutos

Abertura Portas

21:00

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

Mil Pedaços –> Simantra Grupo de Percussão & Luis Figueiredo

Mil Pedaços –> Simantra Grupo de Percussão & Luis FigueiredoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
“O Bom Anfitrião” – Artemrede

“O Bom Anfitrião” – Artemrede

God of War Ragnarök foi o destaque principal do último State of Play da PlayStation

God of War Ragnarök foi o destaque principal do último State of Play da PlayStation