in

Concerto Promenade – Elogio da Juventude | Orquestra Clássica do Sul

, Concerto Promenade – Elogio da Juventude | Orquestra Clássica do Sul

Concerto Promenade – Elogio da Juventude | Orquestra Clássica do Sul

Música & Festivais | Concerto


Cineteatro Louletano

Cineteatro

Classificação Etária

Maiores de 3 anos

Promotor

Câmara Municipal de Loulé

Sinopse

A verdadeira festa da música para toda a família está de regresso! 
Juventude, flor da idade, verdes anos, primavera da vida… A idade jovem tem muitos nomes e muitas facetas, tantas como a personalidade dos jovens. 
Tem sido assim ao longo dos séculos e na música clássica não é exceção! Sabia que aos dezasseis anos Felix Mendelssohn já tinha escrito uma das obras-primas da sua vida? E que nessa idade Mozart e Schubert já tinham catálogos imponentes com música de todos os géneros, da ópera a miniaturas da música de salão. 
Neste concerto promenade, sob a direção do maestro João Gaspar e com a apresentação de Rui Baeta, partimos à descoberta do espírito juvenil na música clássica com uma regra apenas: não vale música escrita por adultos!

Ficha Artística

Intérpretação: Orquestra Clássica do Sul
Maestro Convidado: João Gaspar
Anfitrião: Rui Baeta

Notas Suplementares

Orquestra Clássica do Sul
Fundada em 2002 como Orquestra do Algarve torna-se Orquestra Clássica do Sul em setembro de 2013. Dotada de uma qualidade artística de excelência, tem como principais objetivos promover e divulgar a música erudita em todas as camadas sociais, não só contribuindo para elevar o nível cultural da população a quem se dirige, como também desenvolver uma ação pedagógica junto das camadas mais jovens, procurando enriquecer e diversificar a oferta cultural e turística na região do Algarve.
Composta por músicos de cerca de catorze nacionalidades, selecionados em concurso público internacional, a Orquestra conta, atualmente, com Martim Sousa Tavares na sua equipa artística como Maestro Titular.
De realçar também que em 2019 deu início a um novo projeto, o Coro Comunitário, com a principal missão de interpretar repertório coral sinfónico, alargando assim o leque de produções que podem ser apresentadas pela orquestra. Este projeto conta com a coordenação do barítono Rui Baeta.
Saiba mais em www.ocs.pt.

Maestro: João Gaspar
Natural de Leiria, finaliza o curso na Escola Profissional Metropolitana com Diploma de Mérito de melhor aluno. Ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra, em 2012, com bolsa de mérito, na qual obtém o grau de licenciado. É Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Como solista, interpretou em estreia nacional as obras Pele de Brian Balmages e o Concerto for Horn and Band de Lee Actor, gravado ao vivo para CD. 
Lançou o primeiro álbum a solo, “Postcards” em 2021.
Tem trabalhado e colaborado com orquestras e formações como: European Union Youth Wind Orchestra, The World Orchestra, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Orquestra XXI, Orquestra d’Almada, Ensemble do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa ou Orquestra Gulbenkian, sob a batuta de maestros de renome internacional.
Orientou masterclasses como professor convidado na Panstwowa Skola Muzyzcna w Krakowie (Polónia), no Festival de Trompas da Guatemala (Guatemala), na IV Brass Week (Portugal) e no Congresso Internacional de Trompas de Guadassuar (Espanha).
É membro da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa e desempenha as funções de docente no Conservatório Regional de Artes do Montijo.
Foi maestro convidado da Orquestra Sem Fronteiras e da Orquestra Clássica da Madeira em 2020 e é maestro da Sociedade Filarmónica Vestiariense.
Além do vasto acervo de arranjos musicais para diversas formações, bem como desenvolvimento de material pedagógico, constam do seu repertório original dezenas de obras.
É autor do livro infantil e espetáculo musical “Vila Compasso”, do livro pedagógico “The French Horn Creative Studio” e do projeto “Sonho de Voar”, vencedor do Prémio Defesa Nacional e Igualdade 2020.

Anfitrião: Rui Baeta
Rui Baeta divide a sua vida profissional entre a performance artística como cantor solista, o ensino de técnica vocal para o desenvolvimento da interpretação musical e a criação e direcção de projectos musicais. Foi jurado nos programas All Together Now 2021 da TVI, Operação Triunfo 2010 da RTP, e Vocal Coach nos programa Factor X e Ídolos da SIC e, desde 2019, coordenador e preparador vocal do Coro participativo da Orquestra Clássica do Sul.
Premiado em vários concursos de canto, destacam-se o 1.º Prémio do Concurso RDP Jovens Músicos (1999) na classe de Música de Câmara – nível superior – com o pianista Paulo Pacheco, e a semi-final do Festival e Concurso Internacional de Canto do Canal Mezzo (2008).
Com um vasto repertório no domínio da ópera, oratória e recital apresentado nas principais salas do país e no estrangeiro, ja cantou com a Orq. Nacional do Porto, a Orq. de Cascais e Oeiras, a Orq.  Clássica do Sul, Orq. das Beiras, Orq. Sinfónica Portuguesa,  Camerata de Lyon, Ensemble D’Arcos, Camerata do Concertgebouw, Orq. Gulbenkian, entre outras.
Para além de diversas gravações realizadas para a RTP1, RTP Açores, RTP Madeira, RTP Internacional, e Antena 2, gravou em CD a Missa Grande de Marcos de Portugal e as óperas As Variedades de Proteu de António Teixeira, O CorvoA TabacariaAs Flores do Mal O Regresso da Norma de Luís Soldado e, em 2022, Manifesto Nada, de António de Sousa Dias.

Informações Adicionais

A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.

Preços

Preço único: 3 € (sem descontos aplicáveis)

Sessão

12 fev 2023 11:30

Duração

60 minutos

Abertura Portas

10:00

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

, Concerto Promenade – Elogio da Juventude | Orquestra Clássica do Sul

, Lotaria Popular | Extração 52.ª – Fim de Ano

Lotaria Popular | Extração 52.ª – Fim de Ano

, COLECÇÃO DE ESPECTADOR_S

COLECÇÃO DE ESPECTADOR_S