Portugal e Holanda vão medir forças no próximo dia 9 de junho às 19.45 horas. Depois de a equipa das quinas ter vencido por 3-1 a Suíça, hoje foi a vez de a laranja mecânica derrubar os ingleses pelo mesmo resultado, após prolongamento.
Num encontro em que a Holanda esteve praticamente sempre por cima, com mais vontade de ganhar e chegando-se mais vezes e com mais perigo à baliza adversária, foi, contudo, a Inglaterra que chegou primeiro ao golo, através de um penalty convertido por Rashford ao minuto 32.
Os comandados de Ronald Koeman não baixaram os braços e tentaram de tudo para chegar ao empate, mas este só chegou na segunda parte e já nos 73 minutos por de Ligt, respondendo da melhor maneira a um pontapé de canto.
Apito final do árbitro e teria de haver prolongamento na Cidade Berço. Aos 97 minutos, uma falha na defensiva britânica fez com que a bola chegasse a Promes e esta acabou por tocar em Walker, que estava por trás do jogador holandês a tentar cortar a jogada, terminando no fundo da baliza inglesa.
O autogolo de Walker foi um balde de água fria para a equipa orientada por Southgate, mas as coisas viriam ainda a piorar, pois, aos 114 minutos, Promes consegue mesmo ele chegar ao golo e estabelece o resultado final em 3-1.
Nota ainda para um golo anulado pelo VAR a Inglaterra, ainda no tempo regulamentar quando o encontro estava empatado, por suposto fora de jogo que levantou muita polémica.
Desta feita, Portugal e Holanda vão defrontar-se no próximo domingo, às 19.45 horas, no Estádio do Dragão para a final da Liga das Nações.