Rock in Rio – O Musical: uma história de 30 anos cantada com grandes hits
- Isaac Alfaiate é o único ator português no elenco do espetáculo que conta com Thati Lopes, Hugo Bonemer e Ícaro Silva nos principais papéis
- Rock in Rio – O Musical é o espetáculo de abertura do Palco Mundo nos cinco dias do Rock in Rio-Lisboa 2016
- Este musical, que celebra os 30 anos do Rock in Rio, leva os protagonistas a viajar por todas as edições do evento, unidas através dos grandes hits que soaram nas várias Cidades do Rock
Rock in Rio – O Musical é um espetáculo híbrido entre uma peça de teatro e um musical e conta, a cantar, a história dos trinta anos do maior evento de música e entretenimento do mundo.
Com texto e direcção de Rodrigo Nogueira, direcção musical de Tony Lucchesi e coreografia de Ciça Simões, durante 50 minutos este espetáculo repleto de emoções vai fazer a subir a palco cerca de 25 talentos, entre eles grandes nomes do mundo do teatro e da televisão brasileira tais como Thati Lopes, conhecida pelo seu trabalho como atriz na Porta dos Fundos, Hugo Bonemer, que participa em diversas novelas brasileiras, e muitos outros. Isaac Alfaiate é o único ator português a integrar este elenco, após ter conquistado a direcção artística do musical com a sua performance.
Com produção da Aventura Entretenimento (responsável por grandes sucessos no Brasil como Hair, A Noviça Rebelde, Um Violonista no Telhado e O Mágico de Oz), Rock in Rio – O Musical vai contar histórias de todas as suas edições passando pelos quatro países pelos onde o evento já marcou presença: Rio de Janeiro, Lisboa, Madrid e, em 2015, Las Vegas. Este é o espetáculo de abertura dos cinco dias do Rock in Rio-Lisboa e estará em cena no Palco Mundo da Cidade do Rock nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio de 2016.
A história e o elenco
Rock in Rio – O Musical tem como ponto de partida o ano de 2016, quando Roberto e Roberta Medina começam a querer contar a história dos trinta anos do maior evento de música e entretenimento do mundo. E o desafio surge da conversa entre os dois: para quê relatar uma história que foi vivida a cantar?
Lançado o desafio de, em 50 minutos, “cantar” trinta anos de Rock in Rio, a história começa. É neste momento que o espetáculo transporta as personagens e, com elas, todo o público, para 1985 e passa pelas 16 edições do maior evento de música e entretenimento do mundo, até chegar aos dias de hoje. Para acompanhar a evolução deste espetáculo, atores, bailarinos, cantores e todo o cenário vão-se adaptando a cada um dos momentos retratados, havendo uma mudança constante dos figurinos dos artistas em palco, para além da cenografia e de todos os efeitos especiais e espectaculares que surgem a cada momento. No fundo, toda a envolvência do musical acompanha a evolução do tempo retratada na história destes trinta anos.
Para além de alguns momentos do festival, este musical conta também o romance de um casal que se conhece no primeiro Rock in Rio, em 1985, e que sonha reencontrar-se a cada edição. Sofia, interpretada pela famosa atriz da Porta dos Fundos Thati Lopes, encantou Alef, interpretado por Hugo Bonemer, logo na primeira edição do maior evento de música e entretenimento do mundo. Depois de 1985, entre encontros e desencontros, Alef perde a esperança de, num evento tão grandioso, encontrar a rapariga que ocupava os seus pensamentos e o seu coração. Mas, como Rock in Rio é alegria e, neste evento, não há impossíveis, a história deste musical promete um final feliz. Para além destes dois atores de luxo, o elenco de Rock in Rio – O Musical integra ainda os protagonistas Ícaro Silva, conhecido em Portugal pela sua participação na novela Malhação, que interpreta Marvin, Analu Pimenta, que dá voz a Diana, e Lyv Ziese, no papel de Lyv.
Quando os protagonistas brasileiros “saltam” de 2001 para 2011, Roberta Medina interrompe o espetáculo para relembrar que há uma parte essencial da história a ser contada: o Rock in Rio veio para Portugal e foi graças a este passo que o maior evento de música e entretenimento do mundo conseguiu voltar ao Rio de Janeiro. Em rewind, é em 2004, quando chegam a Lisboa, que surge o português Isaac Alfaiate, o único ator português que integra este elenco, que recebe este grupo de “apaixonados” pelo Rock in Rio, representando um fã que marcou presença em todas edições do evento em Lisboa. É também quando o espetáculo chega a Portugal que voltam a subir ao Palco Mundo grandes hits da música portuguesa como “Homem do Leme” e “Minha Casinha” de Xutos & Pontapés, “Chico Fininho” de Rui Veloso, “Re-Tratamento” de Da Weasel, entre muitas outras músicas que farão o público vibrar. Para além dos hits portugueses, e como não podia deixar de ser, Rock in Rio – O Musical vai estar “recheado” de inúmeras outras músicas que farão o público cantar do início ao fim do espetáculo, como “Love of My Life” (Queen), “Sweet Child O’Mine” (Guns N’ Roses), “Dancing with myself” (Billy Idol), “O Canto da Cidade” (Daniela Mercury), não esquecendo, claro, a brasileira que marcou presença em todas as edições do evento em Lisboa, Ivete Sangalo, com músicas como “Sorte Grande” e “Festa”.
Para além de todo este enredo, este musical conta ainda inúmeros episódios peculiares que aconteceram com os diversos artistas que passaram pelos diferentes palcos e países do Rock in Rio, não deixando de lado, como é óbvio, o momento épico da primeira edição em que Freddie Mercury regeu uma plateia imensa ao som de “Love of My Life”. Desde as 500 toalhas brancas que Prince pediu e que fez a organização correr todos os hotéis da zona para as conseguir, tendo ele, no final, usado só duas, até ao Axl Rose ter desaparecido, vão ser muitos os momentos contados neste grande espetáculo, despoletando, com toda a certeza, imensas gargalhadas no público da Cidade do Rock em Lisboa.
“O Rock in Rio – O Musical é, sem dúvida nenhuma, a forma mais incrível de mostrarmos que a música une o tempo e o espaço, e é isso que acontece no Rock in Rio desde sempre. E que daqui a 30 anos vai continuar a acontecer. Com este Musical queremos mostrar que a música não só faz um mundo melhor como também um mundo maior, ultrapassando todas as barreiras do tempo e do espaço. Com a música, a vida recomeça em todos os momentos. E a vida do maior evento de música e entretenimento do mundo não é diferente. Por isso, para viver 30 anos de Rock in Rio só precisamos de cantar!” afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.