Instagram vai experimentar, de forma gradual a partir desta semana, banir o número de likes públicos nos EUA.
Já era sabido que o Instagram pretendia terminar com a exposição do número de likes publicamente, de forma a reduzir a ansiedade e a pressão que grande parte dos utilizadores da plataforma (e doutras redes sociais) sentem ao compararem-se com outros utilizadores e com outras publicações.
O CEO do Instagram, Adam Mosseri, revelou no evento Wired25 em São Francisco, que irão adoptar nos Estados Unidos, a partir desta semana, a estratégia de esconder o número de likes numa publicação publicamente, ou seja, o utilizador que faz a publicação terá acesso à estatística dessa publicação (quantos likes obteve, qual o alcance da mesma, etc), mas o número de likes da publicação não poderá ser vista por outros utilizadores, que não o próprio que publica.
Desta forma, o Instagram pretende que as pessoas dediquem mais tempo a conectarem-se com o que o conteúdo que gostam, fazendo com que o tempo passado na plataforma seja menos competitivo.
Esta experiência já foi realizada noutros países como no Canadá, Brasil, Austrália, Itália, Irlanda e Japão e chega agora, de forma gradual aos EUA.