O Helio P60 foi anunciado em fevereiro e provou ser um processador popular (já é usado em 15 telefones), mas a MediaTek apresentará uma sequela no final deste mês.
O Helio P70 será muito semelhante ao P60 – ele será construído no mesmo processo de 12 nm e contará com um processador octa-core (quatro A73 e quatro A53), além de um GPU Mali-G72. Detalhes como a velocidade do clock do CPU ou a contagem de núcleos da GPU ainda não são conhecidos, mas essa não é a atualização principal.
O P60 foi anunciado como o processador da MediaTek com foco na IA, com uma “unidade de processamento de IA” (APU). O P70 utilizará uma Unidade de Processamento Neural (NPU), que oferecerá maior desempenho.
Não está ainda claro se a mudança de nome indica uma alteração na arquitetura ou apenas a contagem de núcleos. De qualquer forma, esta é a resposta da MediaTek ao Snapdragon 710.
Em notícias relacionadas, a MediaTek em breve iniciará a produção em massa de ASIC (circuitos integrados específicos de aplicativos) num processo de 7nm. Estes serão supostamente fornecidos aos “dois fabricantes líderes mundiais de consolas de jogos”.