CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

Há lugar para todos na próxima temporada do Teatro Nacional D. Maria II

Programação inicia a 15 de setembro com 2 dias de Entrada Livre

O Teatro Nacional D. Maria II apresentou hoje o programa para a temporada 2018/2019. Com o slogan “Há lugar para todos”, o D. Maria II aposta na diversidade de públicos e na inclusão. A programação inclui espetáculos para todos os gostos, das novas criações aos textos clássicos, e mantém a aposta em eventos complementares com exposições, debates e a Feira do Livro do Teatro, entre outros.


Na apresentação da programação para a temporada 2018/2019, o Teatro Nacional D. Maria II focou o papel essencial do público no teatro e na cultura. Por este motivo, a apresentação, que decorreu na Sala Garrett deste teatro, foi feita por pessoas do público. No palco, 35 espectadores de teatro falaram sobre si e sobre os próximos espetáculos do D. Maria II.

Tiago Rodrigues, diretor artístico do teatro, sublinhou a importância da aposta na diversidade e inclusão de públicos. O diretor referiu que “o serviço público de cultura é, acima de tudo, o esforço de tornar o acesso à criação artística cada vez mais democrático, plural e inclusivo.” Concluindo que “no D. Maria II, cada vez mais há lugar para todos.” O exemplo disto é o reforço da oferta de espetáculos com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Programação

A nova temporada do D. Maria II volta a abrir com dois dias de Entrada Livre. Nos dias 15 e 16 de setembro os espetáculos têm entrada gratuita (limitada à lotação das salas). Os dois dias de Entrada Livre contam ainda com concertos, DJs, leituras, lançamentos de livros, exposições e a Feira do Livro de Teatro.

Teatro, com texto e encenação de Pascal Rambert e interpretação de Beatriz Batarda, Cirila Bossuet, João Grosso, Lúcia Maria e Rui Mendes, é o primeiro espetáculo a ser apresentado na Sala Garrett. Na Sala Estúdio, estará em cena À espera de Godot, uma encenação de David Pereira Bastos, a partir do texto de Samuel Beckett, e interpretação de Albano Jerónimo, David Pereira Bastos e Miguel Moreira.

Teatro ©filipe Ferreira
“Teatro” ©Filipe Ferreira

Ao longo dos meses seguintes a programação do D. Maria II vai prosseguir com uma trilogia da Juventude, com 3 peças do Teatro Experimental do Porto e com criações do Teatro Praga, do dramaturgo francês Mohamed El Khatib, entre outros.

Em dezembro o Natal será celebrado com Alice no país das maravilhas, uma adaptação de Ricardo Neves-Neves do livro de Lewis Carroll, e com Olá, eu sou o Pai Natal, com texto, encenação e interpretação de Tiago Barbosa.

Como habitual, marcarão ainda presença no D. Maria II o LEFFEST (Lisbon & Sintra Film Festival), em novembro, e o FIMFA Lx (Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas). A temporada 2018/2019 do D. Maria II inclui Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, com encenação de Miguel Loureiro.

Para os espectadores mais assíduos, o D. Maria II dá agora a possibilidade de comprar assinaturas. As opções disponíveis são para 5, 10 ou 20 espetáculos e os valores variam entre os 40€ e os 120€.


X