A Digital News Initiative acaba de divulgar a disponibilização de €1.418M a 5 projectos de jornalismo digital portugueses na quinta ronda do Fundo de Inovação da Digital News Initiative.
Em Portugal os projectos a financiar são:
Media Capital – Grande projecto – Live Video Interactive Agent – (LIA) – Live Video Interactive Agent (LIA) é um sistema inteligente integrado e personalizado de vídeo em directo- desde o back-office ao front-end, com ferramentas de arquitectura inovadoras para uma melhor experiência do utilizador, ganho e retenção de audiências e melhores oportunidades de monetização.
Observador – Grande projecto – Into the Voice – À medida que os assistentes de voz proliferam e o áudio se tornam omnipresentes, não se trata apenas de outro esforço de podcasting. Está na hora de repensar os processos da redacção para também produzir e fazer curadoria de conteúdo áudio para todas as plataformas, onde quer que o utilizador se encontre, tanto para transmissões em directo e oferta on-demand.
Cofina – Grande projecto – AudioQ – AudioQ é um projeto colaborativo da Cofina Media e da Priberam que visa construir um conjunto de produtos jornalísticos no espaço dos serviços de voz, trazendo uma experiência de notícias e de conversação em tempo real aos consumidores, em particular através da criação de uma série de podcasts com Narrated News disponibilizando um briefing áudio diário de notícias de manhã e à noite, e aplicações Q&A personalizadas e baseadas em voz para conteúdo de notícias em português.
Diário de Notícias – Médio Projecto – Portugal Now – Portugal Now é uma plataforma de viagens local que abre portas aos viajantes que desejem experimentar destinos como um local através de refeições, actividades, estadas e visitas guiadas usando realidade aumentada e gamification. Portugal Now vai estar disponível em 4 idiomas diferentes (Português, Inglês, Alemão e Francês) e é liderado pelo Diário de Noticias da Madeira com a colaboração de 14 jornais locais portugueses.
The Mosted – Protótipo – Startup – (Este projeto visa ajudar os jornalistas a escrever notícias ainda melhores. Para conseguir tal objectivo, queremos dar aos jornalistas mais conhecimento e know-how sobre como e sobre o que estão a escrever. Estes insights são gerados pelos mesmos modelos de Processamento de Linguagem Natural e Machine Learning que são utilizados para determinar o impacto do conteúdo escrito)
Desde a primeira ronda em Fevereiro de 2016 , o Fundo de Inovação Digital News Initiative já atribuiu a Portugal cerca de €7.187M.