CA Notícias
Canal Alternativo de Notícias, as últimas notícias do mundo do desporto, da tecnologia e do entretenimento.

Fúria Azul suspende apoio à equipa de futebol profissional

Através de um comunicado publicado na página oficial da Fúria Azul, o Núcleo oficial do Clube de Futebol “Os Belenenses” fez saber que suspendeu o apoio ao futebol profissional, gerido pela Belenenses SAD.


Leia o Comunicado na íntegra:

O núcleo oficial do clube, “Associação de Adeptos Fúria Azul”, vem tomar posição oficial sobre os comportamentos da SAD do Clube de Futebol “os Belenenses” para com os sócios e adeptos do Clube.

Ao longo dos nossos 31 anos temo-nos batido pela defesa de um clube que faça justiça ao seu hino de ser um clube popular, um clube onde os sócios e adeptos sejam a mola que impulsiona o nosso símbolo. Fizemos ao longo de mais de três décadas das tripas coração para nunca deixarmos a nossa equipa principal de futebol sem apoio, onde quer que fosse jogar, contudo a evolução negativa das relações entre direcção da SAD/Codecity e a massa adepta e em particular com o nosso grupo, tem vindo cada vez mais a tornar-se insustentável, devido a posições persecutórias e que atentam até contra a liberdade individual dos sócios do Belenenses.

Assim, resumimos APENAS alguns dos factos que ao longo dos anos têm denegrido a imagem do Clube de Futebol “os Belenenses” que defendemos:

– Desde logo o processo iniciado pela anterior direcção do Clube, que aproveitou a votação que lhe permitia encontrar um possível comprador para a SAD, para a transformar num mandato para vender o futebol profissional pelo valor de um salário mínimo, a alguém que não era do clube mas um distinguido dragão de ouro – A Fúria Azul continuou a apoiar a nossa equipa ainda que com mágoa pelo sucedido.

– Ao mesmo tempo que tomavam conta do clube assistimos à retirada da única regalia que gozavam os sócios da Fúria Azul, que era um valor mais baixo das entradas – Contudo isso logicamente não demoveu a Fúria do apoio à nossa equipa.

– Durante os difíceis tempos das épocas na 2ª divisão, a Fúria não virou a cara à luta. Apesar de continuarem em todos os jogos, a impedir (com uma atitude contra a lei) a entrada das nossas faixas e símbolos que só lá estão para dar mais cor e ânimo à nossa equipa.

– A contratação de um jogador, cujo passe pertence à empresa Codecity do qual o Presidente da SAD é accionista e que anteriormente já tinha ameaçado com armas e capangas sócios do clube foi mais uma das afrontas feitas ao sócios, não obstante o protesto contra tal medida, este não impediu a presença e o apoio da Fúria Azul.

– Posteriormente, na taça de honra, prosseguiram as afrontas aos nossos sócios e adeptos, colocando no sítio histórico da nossa massa adepta os adeptos de um rival de Lisboa. Ainda assim e apesar da denúncia da situação, a Fúria permaneceu fiel no apoio ao nosso símbolo.

– No final da época passada, depois de um jogo em Coimbra e após um segurança da SAD ter agredido um sócio e antigo atleta do Clube, a Fúria denunciou a situação e alertou para a gravidade da mesma. Convocámos um protesto pacifico no jogo que se seguiu contra o Porto no Restelo. Este protesto consistia na união de todos os sócios indignados com a situação para tirarem uma foto de denuncia junto de uma faixa de protesto. Uma vez mais a SAD não permitiu que a voz dos sócios fosse ouvida. Impediu a entrada de todos os materiais de apoio ao Belenenses, incluindo o símbolo gigante do clube que tínhamos preparado com trabalho militante para esse jogo, assim como proibiu a homenagem ao malogrado DI Pace. Proibiu também que crianças entrassem com pequenas bandeiras de plástico com o símbolo do CFB.
Apesar de nesse jogo termos deixado o nosso sector vazio, este ano continuámos o nosso apoio, ainda que a SAD tenha ignorado tudo o que tinha acordado com a Fúria Azul em reuniões havidas entre as partes por forma a melhorar as relações entre as partes e nas quais a Fúria concordou com inúmeras sugestões avançadas pela SAD.

– Suportámos até a constante humilhação a que a nossa SAD sujeitou os 96 anos de história do nosso Clube, com negociatas vergonhosas com um rival de Lisboa, com uma subserviência e favorecimento que por certo envergonhariam os nossos fundadores e ainda a ligeireza com que se assumiram derrotas humilhantes contra os nossos rivais.

– O absoluto desprezo pelos sócios do Clube de Futebol “Os Belenenses”, visível por exemplo no último jogo contra a Fiorentina, em que sócios do clube tiveram de pagar bilhete de 7,5 euros (para além das quotas que pagam mensalmente), ao mesmo tempo que centenas de não-sócios puderam entrar de forma gratuita.

– Também no último jogo em que se comemoravam os 96 anos do clube e os 31 anos do núcleo Fúria Azul assistimos a mais um triste episódio. A SAD a tomar como verdadeiras as acusações da PSP contra uma criança, acusando-a e querendo torná-la um bode expiatório contra os sócios, ao pretender impedi-la de frequentar o estádio sem ser apresentada uma única prova dos factos. Uma vez mais o Estado de Direito fica à porta do estádio.

Este é apenas um pequeno resumo de situações que nos levam a chegar à dura conclusão de que o nosso apoio não faz sentido, pois o mesmo é desprezado e atacado por alguém que não sente o clube, os seus valores e a sua história. Como tal vem a Fúria Azul suspender o seu apoio oficial à equipa de Futebol profissional, uma decisão que nos custa muito mas que tomamos por entendermos que é a melhor forma de defender o Clube de Futebol “os Belenenses”.
Com tal suspensão NÃO lançamos o apelo aos nossos sócios para que deixem de comparecer nos estádios onde esteja a jogar a nossa camisola, deixando essa decisão à livre vontade de cada um.

Ao mesmo tempo com esta decisão temos o objectivo de apoiar o que é realmente importante, ou seja, todas as modalidades que são efectivamente pertença do nosso Clube. Que estejamos todos cada vez com mais força no apoio a quem joga pelo Clube de todos nós. Oficialmente apenas iremos apoiar aqueles que verdadeiramente trabalham para o bem do Clube, procuraremos crescer no apoio a todas as modalidades, por um Clube cada vez mais forte com um apoio cada vez mais forte.

Apelamos ainda que a Direcção do Clube assuma a defesa dos nossos 96 anos de história, estudando todas as alternativas à actual situação e que apresente soluções aos sócios no sentido de termos de novo o futebol sénior sobre a alçada do Clube. Estaremos sempre disponíveis no que for preciso para que tal seja uma realidade.

Não desarmaremos da nossa luta por um clube dos sócios, bem gerido e que tenha como principais objectivos o agregar cada vez mais gente na sua defesa e que se posicione sempre do lado daqueles que lhe dão vida, ou seja, os seus sócios e adeptos.
Apelamos a todos os sócios do CFB e em particular aos que também são sócios da Fúria que se unam cada vez mais em defesa do nosso símbolo tal como o fazemos há já 31 anos.

Porque os nossos corações e cartões valerão sempre mais que as suas acções.

Belém até morrer!
FA84 Seguidores de um símbolo.Fúria Azul

X