Depois da nomeação para melhor álbum independente europeu com “Drifter” (2016), os First Breath After Coma apresentam o single “Heavy“, canção e cena de lançamento do novo disco e filme “NU”, a ser editado a 1 de março de 2019.
O teledisco é lançado hoje, a 14 de dezembro, no mesmo dia em que a banda anuncia as primeiras 25 datas (3 das quais em Portugal) de apresentação de “NU“.
https://www.youtube.com/watch?v=8TjvUsm4mxE
O primeiro single e cena, “Heavy“, não é o começo nem ponto de partida de “NU“, mas é a primeira e a melhor pista que os First Breath After Coma podem mostrar para introduzir todo o conceito metafórico e labiríntico do universo deste novo disco/filme.
“NU” (palavra em portuguesa com uma dicção muito semelhante à palavra inglesa para novo: “new”) é uma peça audiovisual onde os First Breath After Coma e os Casota Collective ( um coletivo de produção de vídeo da própria banda) constroem uma história através do som e da imagem, explorando novas formas de tradução de emoções e de experiências, da música para o ecrã.
Segundo a banda, “‘NU’ começou como um álbum musical conceptual, mas rapidamente nos apercebermos que o próprio conceito de álbum precisa de uma reinvenção, de ser atualizado“.
Ao invés de fazer um soundtrack ou uma banda-sonora para um filme, os First Breath After Coma fizeram o contrário e traduziram as histórias das suas canções e do seu disco em imagens. “NU” é apenas isso. Sem narrador, nem diálogos. O som do filme é o álbum, cada cena é uma canção, e o conjunto das cenas é “NU“. O álbum é um filme de 40 minutos. A duração de um vinil. A duração de uma série televisiva.
Lançando 3 vídeos antes da edição do álbum, o filme, que conta com o ator Rui Paixão como protagonista, será visto na sua totalidade em Festivais de Cinema, depois da edição do disco “NU” em março do mesmo ano.
“Tinder” é o nome da obra do pintor holandês Kenne Gregoire. Esta obra foi uma das grandes inspirações no processo criativo do novo trabalho dos First Breath After Coma e que será usada como capa de “NU”.
“NU” é um disco com a chancela da Omnichord Records e é editado em CD, Vinil e digital a 1 de março de 2019.