Os nossos filmes preferidos do Universo Cinematográfico da Marvel

A poucas horas de “Avengers: Endgame” estrear nos cinemas, perguntámos aos nossos colaboradores mais dedicados à 7ª arte quais são os seus filmes favoritos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Conheça os tops neste artigo e diga-nos o seu!

Pré-venda de bilhetes para “VINGADORES: ENDGAME” já disponível

TOP 3 – Joana Grilo

thor-ragnarok-netflix-1200x631

3 – “Ant-Man” (2015), Peyton Reed

Honestamente, é difícil escolher apenas três filmes de entre as duas dezenas de filmes da MCU, mas sinto que o “Ant-Man” já tinha um lugar reservado aqui. Eu sei, este é o meu guilty pleasure no que toca a filmes da Marvel, pois muitos de vocês vão achar que nem chega aos calcanhares dos outros dois anteriores. No entanto, tenho de admitir que quando o fui ver ia sem grandes expectativas e no final fiquei agradavelmente surpreendida.

2 – “Thor: Ragnarok” (2017), Taika Waititi

Estaria a mentir se dissesse que nunca ri tanto a ver um filme, mas é curioso pensar que o filme que me fez rir até ficar sem ar é também de Taika Waititi, o realizador de “Thor: Ragnarok” – refiro-me a “O Que Fazemos nas Sombras”. Quando fui ver este, já sabia mais ou menos que tipo de humor esperar e não fiquei desiludida – até fiquei bastante feliz ao perceber que Taika decidiu referir o outro filme que tanto gosto, de um modo subtil. “Thor: Ragnarok” é um filme hilariante e ainda assim não perde o seu lado sério e heroico. Gosto! E aquela sequência inicial é qualquer coisa de fantástico!

1 – “Avengers: Infinity War” (2018), Anthony Russo e Joe Russo

Sabem aquele sentimento que têm depois de ver um filme em que não sabem bem o que achar, mas que têm a certeza de que viram algo que é importante? Pronto, foi o que senti no final de “Infinity War”. Um completo misto de emoções, uma mixórdia de raiva, tristeza e uma certa admiração por um filme ter sido capaz de construir um vilão tão bom como o Thanos – o que nem sempre acontece, pois muitas vezes os antagonistas não são trabalhados para serem bons o suficiente. Este capítulo da “Infinity Saga” teve uma importância extrema e um dos finais mais agridoces que já vi. Uma narrativa bem construída aliada a grandes efeitos, claro está que este só podia ser o meu filme favorito da MCU e estou desejosa para ver a sua continuação.

TOP 3 – Miguel Ângelo

blackpanther59e4d0531eba6-180b3a6a-af62-4529-9a0d-7bd863f15cc6

3 – “Avengers: Infinity War” (2018), Anthony Russo e Joe Russo

Um filme épico e bastante intenso, com um enredo que une as várias personagens de todo o universo de forma equilibrada, relatando uma história de guerra muito bem concretizada, e por isso merece o terceiro lugar no meu top.

2 – “Captain America: Civil War” (2016), Anthony Russo e Joe Russo

Uma história surpreendente, que consegue ser ainda mais épica que Infinity War, pela forma como desenvolve um enredo antagónico muito bem focado e direcionado, culminando num desenlace grandioso.

1 – “Black Panther” (2018), Ryan Coogler

Aquele que é o mais original, único e profundo filme da MCU. Pela forma como explora o coração do continente africano e da cultura afro-americana, usando a personagem Black Panther como um símbolo de força e empoderamento de uma comunidade marginalizada; pela importância cultural e social desta mensagem, e pela excelente forma como ela é concretizada e transmitida, este filme merece o primeiro lugar do top.

TOP 3 – Guilherme Teixeira

spider-man-homecoming-DF-28509-R2-r.0

3 – “Captain America: The Winter Soldier” (2014), Anthony Russo e Joe Russo

Nunca fui grande fã do Capitão América, por isso o facto de “Winter Soldier” estar aqui presente no meu top revela muito sobre a qualidade deste filme. Reduzindo o espectáculo visual e CGI de forma a dar-nos um filme mais passível de ser baseado numa história real. Com uma carga emocional até então pouco presente nos filmes do MCU, “Winter Soldier” é um blockbuster de acção que me fez preocupar com uma personagem que pouco ou nada me dizia.

2 – “Spider-Man: Homecoming” (2017), Jon Watts

Spider-Man é uma dos melhores heróis da Marvel e isso reflecte-se na sua popularidade. Uma personagem com o qual nos conseguimos relacionar, apesar de ser maior do que a vida. Por isso é que mesmo após várias tentativas no cinema, o público queria ver mais de Spider-Man depois do falhanço “Amazing Spider-Man 2”. Homecoming consegue o triunfo de apagar esse filme da memória colectiva com um Tom Holland perfeito no papel e com um dos melhores vilões do MCU, Vulture, interpretado pelo sempre intenso Michael Keaton.
Com motivos pessoais que os ligam, o desfeceho de “Homecoming” é tão ou mais interessante que o build up até lá, algo que não costuma acontecer no MCU.

1 – “Thor: Ragnarok” (2017), Taika Waititi

“Thor: Ragnarok” é a maior obra de arte do MCU e Taiki Waititi é um génio. Podia escrever só isto e assentava bem em “Ragnarok”. Depois de dois filmes a solo que não faziam juz à importância e qualidade de Thor, “Ragnarok” ressuscitou Thor e colocou-o como uma das personagens mais interessantes deste universo. Extremamente colorido, com uma noção artística do realizador muito vincada, “Ragnarok” respira diversão e capta-nos a atenção em todos os momentos. É um dos melhores filmes de acção/comédia dos últimos tempos. O “Lethal Weapon” do MCU.

Ah e tem Jeff Goldblum.

Agora que leu os nossos tops, diga-nos o seu. Eis a lista de todos os filmes pertencentes ao Universo Cinematográfico da Marvel, e escolha os seus 3 filmes favoritos:

Iron Man
The Incredible Hulk
Iron Man 2
Thor
Captain America: The First Avenger
Marvel’s The Avengers
Iron Man 3
Thor: The Dark World
Captain America: The Winter Soldier
Guardians of the Galaxy
Avengers: Age of Ultron
Ant-Man
Captain America: Civil War
Doctor Strange
Guardians of the Galaxy Vol. 2
Spider-Man: Homecoming
Thor: Ragnarok
Black Panther
Avengers: Infinity War
Ant-Man and the Wasp
Captain Marvel
Avengers: Endgame