No contexto do 30º aniversário, o filme da vida para toda uma geração, CINEMA PARAÍSO de Giuseppe Tornatore, com Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio e Marco Leonardi, regressa às salas de cinema nacionais, numa versão restaurada, a partir de 5 de Abril, e em DVD a 3 de Maio, pela Alambique em parceria com a Festa do Cinema Italiano.
Roma, 1980. O cineasta Salvatore Di Vitta (Jacques Perrin) recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo (Philipe Noiret). Salvatore – ou Totó – é invadido por recordações, revisitando a sua infância, na sua Sicília natal, quando vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projeccionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso.
Vencedor de inúmeros prémios, nomeadamente do Óscar e do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, assim como do Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes, CINEMA PARAÍSO (1988), grande sucesso de público da época, concilia a tradição do cinema popular transbordante de generosidade e referências cinematográficas, entre risos e lágrimas, tornando-se ao longo dos anos um marco da história do cinema e um dos filmes italianos mais conhecidos e amados.