in

O Festival de Fado chega hoje a Barcelona

O Festival de Fado chega hoje a Barcelona

O Festival de Fado chega a Barcelona e estreia-se com dois dos maiores nomes do fado atual: Dia 2 de setembro o Teatro Barts recebe Carminho e, no dia seguinte, é a vez de Ana Moura subir ao palco.

A primeira edição do Festival de Fado Barcelona tem como temática “O Fado e as Artes”, completa-se com a projeção de filmes portugueses, um ciclo de conferências e uma exposição representativa do Fado.

O Festival do Fado já conquistou o mundo, com edições em Madrid, Sevilha, Buenos Aires, Bogotá, Santiago do Chile, Lima, Panamá, Rabat, Rio de Janeiro e São Paulo.

Este ano chega finalmente a Barcelona.

Para divulgar e expandir o conhecimento de todos os visitantes sobre este género musical Português, o festival, além da música, vai contar ainda com conferências, curtas-metragens e uma exposição.

A conferência “A Arte de fazer Fado”, a cargo de Pedro Félix, irá debater a importância do Fado enquanto Arte.

Durante os dias do festival os visitantes vão poder contar com duas curtas-metragens, “O Fado e o Cinema de Animação” com autoria de vários especialistas do ramo e curadoria de Fernando Galrito e ainda “Fado” de Maurice Mauriad.

A exposição “O Fado na Arte Portuguesa”, produzida pelo Museu do Fado de Lisboa irá estar de igual modo disponível ao longo dos dias do festival.

Todas as atividades paralelas são gratuitas e terão lugar no Museu Marítimo de Barcelona.

PROGRAMA FESTIVAL DE FADO BARCELONA

02 SETEMBRO – SÁBADO
18:00h – Inauguração do festival
Exposição – “O Fado na Arte Portuguesa” – Museu Marítim de Barcelona
19:00h – Cinema: “O Fado e o Cinema de Animação” – ciclo de curtas metragens, com curadoria de Fernando Galrito – 60 min – Museu Marítim de Barcelona – Sala de Actos
20:30h – Carminho – Teatre Barts
03 SETEMBRO – DOMINGO
18:00h – Conferência: “A Arte de Fazer Fado”– Pedro Felix – Museu Marítim de Barcelona- Sala de Actos
19:00h – Cinema: “Fado” – Maurice Mauriad – 29 min – Museu Marítim de Barcelona- sala de actos
20:30h – Ana Moura – Teatre Barts
02 E 03 SETEMBRO
11h às 20h – Exposição – “O Fado na Arte Portuguesa” – Museu Marítim de Barcelona

ARTISTAS

CARMINHO – 2 SETEMBRO – 20h30

Carminho apresenta “Canto”
“Canto” é o novo disco que Carminho apresenta em Barcelona. No entanto este não é o seu primeiro álbum com distribuição mundial, nem o seu primeiro trabalho pensado para todos os públicos, nem o seu primeiro álbum depois da conquista internacional, é o seu terceiro álbum numa carreira que é já uma das mais notáveis do “novo fado”. Em “Canto” Carminho conta com várias colaborações de luxo: um dueto com Marisa Monte, escrito por Arnaldo Antunes (Chuva no Mar), um tema com letra de Caetano Veloso (O Sol, eu e tu), um dueto com Miguel Araújo (Ventura), temas com letras de Fernando Pessoa (Na Ribeira deste Rio), Carlos Paião (História Linda) ou um tema de Alberto Janes (Destino). Conta ainda com a colaboração de talentosos instrumentistas, tais como Jaques Morelenbaum, Nana Vasconcelos, Carlinhos Brown, Javier Limón ou Carlos Barreto. Carminho segue sendo Carminho e, quando Carminho canta, a alma e o Fado estão sempre presentes.

Voz: Carminho.
Guitarra portuguesa: Luís Guerreiro
Viola Fado: Flávio Cardoso
Baixo: José Marino de Freitas

ANA MOURA – 3 SETEMBRO – 20h30

Ana Moura apresenta “Moura”
Ana Moura é a artista portuguesa com mais êxitos ao longo dos últimos anos tanto a nível nacional como internacional. Com mais de 300.000 discos vendidos, mais de 1 dezena de galardões onde se destacam 2 Globos de Ouro, 2 prémio Amália, e a condecoração da Ordem do Infante D. Henrique atribuída pela Presidente da República Portuguesa.
Em 2017, a fadista irá atuar no Festival do Fado de Barcelona na apresentação do seu mais recente trabalho “Moura”.

Voz: Ana Moura
Guitarra portuguesa: Ângelo Freire
Viola Fado: Pedro Soares
Baixo Acústico: André Moreira
Percursão: Alexandre Franzão
Teclados: Joaquim Rodrigues

O evento, pela ambição sem paralelo e por apresentar ao mesmo tempo a História e a actualidade do Fado, tornou-se um marco no calendário de artistas, instrumentistas e conferencistas.

O Festival de Fado chega hoje a BarcelonaGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Canadiano dominou os treinos de sexta do Red Bull Air Race

Canadiano dominou os treinos de sexta do Red Bull Air Race

Carolina Villarigues está a disputar o Campeonato do Mundo

Carolina Villarigues está a disputar o Campeonato do Mundo