O filme “Pequena Grande Vida” estreia esta quinta feira nas salas de cinema portuguesas e traz-nos uma premissa um pouco familiar a todos os que viram filmes como “Querida, encolhi as crianças” (de 1983) e “Homem Formiga” (de 2015). Aqui as pessoas são reduzidas para caberem numa realidade diferente da nossa de forma a controlar a sobrepopulação e o consumo de recursos naturais.
Desde logo, o filme é realizado pelo Alexander Payne, responsável pelos sucessos “Os Descendentes” e “Nebraska“, como grandes protagonistas temos a dupla Matt Damon (que interpreta Paul Safranek) e Kristin Wiig (que interpreta Audrey).
Temos uma solução ideal para acabar com o consumo excessivo de recursos naturais que a Terra dispõe e que ao mesmo tempo ajuda a controlar o fenómeno real da sobrepopulação. Como podemos ver no trailer do filme, temos um elenco composto por grandes actores e o filme parece ser uma excelente opção nos dias que correm, porque nos apresenta uma premissa que é baseada em factos verídicos.
Nós, seres humanos, temos tendência a gastar mais recursos do que aqueles que na verdade precisamos, queremos sempre mais e mais e raramente paramos para pensar nas consequências dos nossos actos. Um bom exemplo disso foi a seca das barragens que obrigou a medidas de prevenção por parte das autoridades, um pouco por todo o país.
Por isso, vamos estar perante um filme divertido que tem uma pontinha de realismo para talvez nos passar uma mensagem, porque provavelmente algo não vai correr tão bem como o esperado como acontece na maioria dos filmes.
Acho que todos os nossos leitores, que ganharam convites para a antestreia do filme hoje à noite e todos aqueles que estão a planear ver o filme nos próximos dias, vão poder contar com uma divertida comédia que deverá ser também uma sátira social, com especial foco na classe média americana.