Entrevista Patrick Morais de Carvalho

Entrevista Patrick Morais de Carvalho

Com a proximidade das eleições no nosso clube, entrevistámos o candidato à Presidência do Clube, Patrick Morais de Carvalho que integra a Lista A.

Qual a função das modalidades dentro do Clube?

As modalidades devem promover e dignificar os valores e a cultura do Clube e por isso merecem que a Direção as apoie e incentive para que possamos ter com elas uma grande exigência no que diz respeito ao espírito de vitória e de conquistas que permitam levar o nome do Belenenses ao topo do Desporto português.
O que gostaria de dizer também sobre as modalidades é que nós, ao invés daquilo que tem sido feito por esta direção, vamos chamar os sócios do Belenenses à gestão das modalidades, vamos promover uma autonomia organizativa, mas sempre sobre a égide do Clube e sob a alçada do Clube. Todas as modalidades terão que elaborar e cumprir orçamentos rigorosos e realistas, nisso seremos intransigentes.
Vamos apostar e dinamizar cada vez mais as diferentes “Escolinhas” em todos os escalões de formação dando sempre especial prioridade na formação humana e desportiva de jovens atletas tendo como lema “Belenenses, Escola de Virtudes e de Campeões”.

Ou seja, no caso do Futsal por exemplo que ainda mantém uma autonomia ao ser gerido pelo Núcleo de Amigos do Futsal (NAF), podemos depreender que assim se manterá, mas haverá alguém dentro da Direção com uma maior ligação a esse grupo de sócios?

Connosco o Futsal vai ser uma modalidade acarinhada mas temos vontade que deixe de ser uma secção autónoma e que volte à gestão direta do Clube, não só o futsal como todas as outras. Mas fala-me do futsal que é uma modalidade que me é cara dentro do Clube e gostaria de lembrar o meu amigo Carlos Moutinho, recentemente desaparecido em condições conhecidas de todos, e que foi um dos maiores dirigentes desportivos que conheci ao longo da minha vida e gostava de deixar esta palavra ao Carlos e também agradecer aos Sócios do Belenenses que não deixaram acabar a modalidade no Clube. Foi exatamente isso que aconteceu, um grupo de sócios do Clube pegaram na modalidade e evitaram que ela morresse dentro do Clube, mas como lhe disse, connosco a ideia é que o futsal deixe também de ser uma secção autónoma e volte à gestão direta do Clube.

E relativamente ao andebol, que já regressou à gestão do Clube?

Sobre o andebol, começaria por cumprimentar o Prof. Pedro Alvarez. O Andebol tem uma tradição extraordinária no Clube e continuará a ser dirigido diretamente pelo Clube e por belenenses.

Relativamente ao Basquetebol, surgiu recentemente algum desentendimento devido à inscrição da nossa equipa na Proliga por causa de valores bem como a questão dos espaços de tempo para as modalidades de pavilhão. Visto que só temos um pavilhão, o que nos pretende dizer?

Atualmente, o Basquetebol do Belenenses deve-se ao João Machado que é um belenenses que tem feito um trabalho excecional na modalidade e é um facto que eu gostava aqui de assinalar e saudar. Este ano, o nosso Basquetebol tinha todas as condições reunidas para se inscrever na Pró Liga, o que aconteceu e é a informação que eu tenho, é que falhou uma pequena soma do patrocínio do ano anterior e não recebemos um patrocínio que estamos para receber há 2 anos da CM Lisboa cujo o Departamento de Execuções Fiscais mandou cativar em virtude da dívida que o Clube tem com a Autarquia. Isto é um pouco incompreensível porque como entretanto a CM Lisboa aderiu ao PER do nosso Clube não se percebe porque continua essa verba penhorada e cativa. Trata-se de uma importância que faz muita falta ao nosso Basquetebol e portanto temos aqui mais um caso em que, mais do que o dinheiro, o que a secção precisava era de uma palavra de conforto da Direção do Clube e de apoio administrativo e jurídico no sentido de ajudar a resolver este problema na CM Lisboa. Sei que esse apoio não tem sido disponibilizado e lamento isso portanto sobre a não inscrição na Proliga eu quase que me apetece dizer que é um valor tão baixo o que está em causa que eu penso que nenhuma direção do Belenenses poderia ter deixado de apoiar a secção de Basquetebol e um homem como o João Machado, com um trabalho como o que tem feito no Clube, que de facto, por causa de um importância praticamente simbólica, o Clube não se inscreve na Proliga, sendo certo que em termos desportivos eu não teria dúvidas que o basquetebol tinha todas as condições para ombrear na Proliga até porque ainda recentemente participou em dois torneios com equipes da Proliga e conseguiu resultados excecionais e muito animadores.
Sobre a segunda questão dos campos e concretamente em relação ao Basquetebol, por iniciativa e diligência da Secção está razoavelmente ultrapassado porque para além de algumas horas no Acácio Rosa, a Secção tem protocolos com a Casa Pia de Lisboa e com a Escola Marquês de Pombal, o que permite que a secção possa efetuar treinos nessas instalações. Os jogadores de Basquetebol, não sendo profissionais, acabam por ter uma dedicação quase exclusiva à modalidade, muitos são ainda estudantes o que é importante que ao contrário de outras modalidades também consegue treinar a horas em que normalmente há disponibilidade no nosso pavilhão, tenho informação que eles treinam duas vezes por semana às 16h30 o que é um horário mais ou menos tranquilo em termos de pavilhão. Portanto, as questões do espaço relativamente ao Basquetebol estão ultrapassadas, não se colocam. Por especial diligência do João Machado e da secção de basquetebol.

Sobre o Rugby?

Como sabe tenho a honra de ter na minha Direção o Manuel Costa que foi um jogador de Rugby de grande categoria, Internacional por Portugal, Medalha de Mérito da FP Rugby, Sócio de Mérito do Belenenses e que foi dirigente do nossoRugby durante os últimos 30 anos e que nos vai de certeza ajudar a ultrapassar os pequenos conflitos que sempre existiram entre a secção e as diferentes Direções do Belenenses, não é só com esta direção, sempre houve pequenos conflitos. Na secção temos o João Uva que é um regresso que saúdo e que é uma grande mais valia para nós e que vem numa altura em que perdemos 8 titulares, todos jogadores do pack avançado incluindo 2 que foram para o Cascais, clube que está a oferecer condições que nós não conseguimos acompanhar. O que o Rugby pode contar da nossa parte é que tudo faremos para termos o Rugby dentro do Complexo do Restelo e que estaremos muito atentos e disponíveis para colaborar e ajudar em tudo o que se revele necessário para o projeto da construção do Rugby Park. O rugby é uma modalidade de excelência dentro do Clube e que nos tem dado muitas alegrias e com certeza vai ser muito acarinhada por nós, até por termos o Manuel Costa como nosso candidato a Vice-Presidente.

Sobre o Triatlo, que é mais uma modalidade autónoma, e que treina totalmente fora do Restelo, pouco ou nada se sabe?

Sobre o triatlo confesso que também tive dificuldades em perceber o que se passava, foi até uma surpresa perceber que havia atletas a representar o Belenenses no Triatlo. O que sei sobre o triatlo é que já foi uma modalidade com grande significado dentro do Belenenses e esteve no topo do Clube até à altura do Eng. Cabral Ferreira, já que nesses tempos quase metade dos atletas olímpicos da modalidade eram nossos. Neste momento, tudo o que se refere a essa modalidade passa-se fora do Restelo e sabemos apenas que se mantém porque existe um pequeno grupo de pessoas que pratica a modalidade e enverga a nossa camisola mas sem qualquer controlo por parte do clube. Para nós, será uma situação a analisar quando formos Direção sendo certo que, pelo menos, contarão com o nosso apoio institucional mais sério a essas pessoas que envergam a nossa camisola e tentam dentro da sua modalidade dignificar o nome do Belenenses.

Na mesma situação que o triatlo, em que praticamente nada se sabe temos também o Atletismo…

De facto, o atletismo é uma situação mais estranha que a do triatlo, repare que a maior parte das competições de triatlo são feitas em outdoor, mesmo a parte do atletismo eles normalmente não treinam em pista, treinam no exterior, a parte da natação, também não temos piscinas no Restelo, portanto, o triatlo também teria que fazer isso fora. Já o atletismo, temos uma pista e portanto compreende-se menos esta obscuridade e falta de informação que existe à volta da modalidade,sendo certo que temos vários nomes de referência dentro clube. Eu em breve vou conversar com o António Vermelhudo e com a Anabela Gordo que são duas pessoa de referência dentro do Clube e com certeza a absoluta, que eu ganhando as eleições dentro do ecletismo que nós defendemos para o Clube, vamos incentivar a nossa modalidade de atletismo a regressar a um caminho que já trilhou no passado e nós queremos que volte a trilhar no futuro.

Sobre o Voleibol?

É uma modalidade que devemos preservar até pela forte componente de prática desportiva feminina no clube, que é rara, mas como é lógico em termos competitivos não pode ser considerada a modalidade rainha do clube até porque é uma modalidade com pouca visibilidade no panorama nacional. Mas como é evidente a modalidade contará com o nosso apoio Institucional.

O que pensa do aparecimento do Subbuteo no Clube?

Depois de terem encerrado as piscinas, depois de terem retirado o polidesportivo às Modalidades e depois de terem afastado o Rugby do Restelo ,compraram agora uma mesa de Subutteo. Acho bem. Acho positivo. Esta questão do Subutteo é um “fait-divers”.

Relativamente ao FUTEBOL DE FORMAÇÃO?

Em primeiro lugar quero dizer-lhe que connosco todo o Edifício do Futebol de Formação do Clube assentará num Modelo de Estrutura Vertical onde haverá um membro da Direção do Clube que comanda e terá sobre a sua alçada um Diretor Geral e dois Coordenadores que não serão Treinadores. Haverá uma cadeia de comando e não haverá ruturas e o Futebol de Formação não estará dividido em ilhas, que é o que acontece atualmente. Dos Sub-19 até ao escalão mais baixo da competição vamos falar e atuar a uma só voz. Bem sabemos que existe o escalão dos Sub-14 para baixo e é uma empresa externa ao Clube que gere e trabalha esses escalões etários, essa empresa, dirigida pelo Prof. João Raimundo tem contratos que sabemos que terão que ser respeitados. Tenho de resto, pelo Prof. Raimundo, não só amizade, mas também a maior estima e consideração profissional e tudo faremos para continuarmos a contar com ele a partir do dia 19 de Outubro eventualmente até em funções mais alargadas, porque tenho consciência que 90% do mérito daquilo que tem sido feito no futebol de formação se deve ao Prof. João Raimundo e à sua empresa. Acredito que vamos ter a capacidade de sermos muito mais competitivos do que aquilo que temos sido até aqui e que conseguiremos fazer crescer os nossos jovens num modelo virado para a máxima: Formar a Ganhar, que é diferente de Formar para Ganhar, nós queremos formar a ganhar, incutir um espirito de vencedor e de vitória nos nossos miúdos e para isso, vamos que ter de ser muitos fortes em três áreas de atuação: na Prospeção e no Recrutamento, na qualidade dos treinadores e na liderança do Departamento que tem muito a ver com a Cultura e Valores que queremos passar aos nossos atletas. Nesse sentido, temos que garantir que somos capazes de identificar o talento, chegar primeiro até ele, ou seja antes do Benfica e do Sporting, recrutá-lo e depois termos a capacidade de o fidelizar e manter. Para que isto aconteça temos que apostar forte na Prospeção e no Recrutamento e nós, na Lista A, temos seguramente as pessoas certas para isso incluindo também já alguns elementos que estão atualmente já no clube. Aquilo que posso garantir é que vamos rapidamente “dar cartas” no Futebol de Formação em Portugal e estaremos em condições de ombrear com os outros 3 grandes do futebol português. Este é um compromisso de honra que faço com os sócios do Belenenses. Podem confiar em nós, connosco, o futebol de formação numa interligação muito forte com o futebol profissional, porque só acredito num futebol de formação forte com uma interligação com o futebol profissional. Nós rapidamente vamos ser uma referência.

FUTEBOL FEMININO

É uma modalidade nova no clube e em expansão em Portugal e que será reavaliada quando chegarmos à liderança. À primeira vista, a ideia será continuarmos com a modalidade, até pelo esforço sincero que sabemos que as atletas e os técnicos envolvidos no projeto estão a fazer.

O NOVO ESPAÇO COMERCIAL

Foi lamentável tudo o que se passou na gestão da Loja Azul até hoje com esta Direção. Desde o tempo em que esteve fechada até ao funcionamento desastroso, para não lhe chamar outra coisa, durante o tempo em que esteve aberta. Sobre o novo modelo recentemente inaugurado considero-o muito pobre e acaba por ser um reflexo da visão que a atual Direção tem do Clube. Não se vê modernidade, não se vê arrojo, não se vê tecnologia, não se vê inovação, não se vê diversidade de material, temos uma “ lojinha”. Não temos uma loja à imagem de um clube grande que é aquilo que realmente somos.

SÓCIOS

Esse campo é um campo sagrado para nós. Os sócios vão gostar de nos ter à frente dos destinos do Clube porque vão perceber desde a primeira hora, o quanto nos preocupamos com eles e sei que vão regressar em massa ao clube.Com o nosso projeto tenho essa convicção e essa certeza.

AS INFRA-ESTRUTURAS E OS VALORES

O atual Presidente disse-lhe, na entrevista que lhe deu, que o clube está num patamar de equilíbrio financeiro que não dá grande esforço. Disse-lhe que 40% da receita está alocada ao pagamento da dívida antiga, o resto diz que é para pagar a funcionários, impostos e fornecedores e que o que sobra é para a atividade desportiva, mas que é muito pouco. Mas diz, portanto, que há “superavit” mensal e que podemos alocar cerca de 20% da receita mensal para a prática desportiva. Olhe que já não é nada mau! Portanto eu que sou dos que acreditam no senhor Presidente fico a saber que não estamos com a “corda na garganta” o que é um excelente princípio de conversa.

PORQUÊ ESTE SLOGAN: PRIMEIRO O BELENENSES!

Porque o Belenenses é dos sócios e são eles o seu dono; porque quem lidera o clube tem que colocar sempre os superiores interesses do Belenenses à frente de tudo e de todos; porque comigo à frente do Belenenses, o clube nunca deixará de ser dos belenenses nem nunca deixaremos de ter o comando do clube.

ATAQUES DA LISTA OPOSITORA

Já agora eu queria aproveitar a presença da Comunidade Azul e queria falar de um tema que tem sido discutido em alguns fóruns do Belenenses e que eu sinto que nos têm tentado colar um rótulo e que não é verdadeiro. Recorrentemente têm sido feitas declarações, nomeadamente por perfis falsos nas redes sociais, e os nossos opositores têm tentado passar a ideia de que a minha lista está repleta de belenenses ligados ao passado dirigente do clube e que segundo eles, destruíram o Clube. Quero dizer a todos os que se interessam pela vida do clube e que estão a ler esta entrevista duas coisas:

1º Não tenho nada contra nenhum dirigente do passado do Belenenses e a partir do próximo dia 18 sentir-me-ei, para o bem e para o mal, herdeiro de todos eles.

2º Na minha Direção, da Lista A, tenho apenas um elemento, o Dr. Paulo Peters que já pertenceu aos Corpos Sociais do Clube e durante menos de um ano em 2009. Aliás, Paulo Peters, foi o único dirigente que ouvi ser elogiado em Assembleia Geral pelo atual Presidente do Clube e meu atual opositor. Por isso não sei a quem se referem. Nenhum de todos outros candidatos da minha lista à Direção do Clube exerceu, no passado, qualquer função no Clube, eu incluído, evidentemente.

Entrevista Patrick Morais de CarvalhoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Comunicado do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CFB

Comunicado do Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CFB

A nova vida de Carlos Martins

A nova vida de Carlos Martins