in , ,

Alkantara Festival 2018 (23/05 a 9/06)

Alkantara Festival 2018 (23/05 a 9/06)

Decorre de 23 de maio a 9 de junho, em Lisboa, o Alkantara Festival. Ao longo de 18 dias, em sete locais da cidade, um dos principais festivais internacionais de artes performativas apresenta performances, exposições, filmes, concertos, mesas redondas e muito mais.

Iniciado em 1993 como festival Danças na Cidade, o Alkantara é um festival bienal organizado pela Associação Alkantara e dedicado às artes performativas. Na edição de 2018, o festival celebra 25 anos de existência. A este respeito, o diretor artístico, Thomas Walgrave, afirma: Procuramos explicitamente evitar a armadilha da Nostalgia (e a sua parente próxima, a Vaidade). Queremos antes fazer uso desse momento para fazer um balanço e olhar para o futuro.

Contando com diversas parcerias nacionais e internacionais, o festival reúne, durante 18 dias, artista de 11 países. Inclui participantes oriundos de Espanha, França, Hungria, México, Marrocos, Brasil, entre outros. A diversidade e versatilidade dos participantes permitem agregar neste evento diversas visões sobre a arte e sobre o mundo contemporâneo.

Com 7 estreias mundiais e 12 estreias nacionais, o programa da edição de 2018 do Alkantara Festival inclui, para além dos espetáculos performativos, a antestreia nacional do filme A Lua de Júpiter (Kornél Mundruczó, Hungria) e o lançamento de três livros da autoria da performer e coreógrafa Cláudia Dias. As propostas do festival incluem ainda exposições, concertos, festas, mesas redondas e conversas com artistas.

As apresentações decorrem em diversos espaços da cidade: Castelo de São Jorge, Culturgest, Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Nacional D. Maria II e Espaço Alkantara. Este último – na Calçada Marquês de Abrantes, nº 99 – é o local central do festival, onde se realizam concertos, festas e exposições. Aberto de terça-feira a domingo das 12h às 15h e das 18h à 1h, os visitantes poderão usufruir do bar, esplanada e do serviço de almoços e jantares.

Alguns eventos são de entrada livre: exposições, lançamento de livros, concertos e o espetáculo da bailarina Bouchra Ouizguen, no Castelo de São Jorge. Para os restantes eventos podem ser adquiridos bilhetes avulso nas bilheteiras dos respetivos espaços ou, até dia 22 de maio, assinaturas para vários espetáculos (opção disponível exclusivamente nas bilheteiras físicas do Teatro Nacional D. Maria II, São Luiz Teatro Municipal e Maria Matos Teatro Municipal).

O programa e informações sobre o evento podem ser consultados no site oficial do Alkantara Festival.

Alkantara Festival 2018 (23/05 a 9/06)Google Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Mais smartphones da Sony, incluindo o Xperia XZ1, vão receber atualização

Mais smartphones da Sony, incluindo o Xperia XZ1, vão receber atualização

Google Assistant recebe novas vozes

Google Assistant recebe novas vozes