in

Encontro Transfronteiriço de Jogos-Tradicionais

jogos-tradicionais, Encontro Transfronteiriço de Jogos-Tradicionais

Encontro Transfronteiriço de Jogos-Tradicionais celebra o “Dia do Trabalhador” em Bragança.

A Câmara Municipal de Bragança vai celebrar o feriado de 1 de maio, Dia do Trabalhador, com o Encontro Transfronteiriço de Jogos-Tradicionais, pelas 11h30, no Campo de Futebol de Parada, numa organização conjunta com as cidades espanholas de Zamora e Léon.


Segundo a organização, o Fito, a Raiola, a Relha, os Sacos e o Jogo do Galo serão alguns dos jogos tradicionais que levarão os participantes a recordar os tempos de infância.

O fito consiste no lançamento de pedras em direção a um pino para derrubá-lo ou deixar o “fito” o mais próximo possível do alvo. Já para jogar a raiola os participantes necessitam de ter, obrigatoriamente, duas moedas de 2 cêntimos: as moedas são atiradas para uma tábua, colocada a 2,5 metros de distância do local onde estão os jogadores e todas as jogadas iniciam-se com três pontos, terminando o jogo aos trinta pontos, que corresponde a quinze de baixo e quinze de cima. Já a relha é um jogo individual de força e técnica. A relha, peça do arado utilizada nos trabalhos agrícolas com cerca de 5 a 10 kg, é lançada por baixo (entre as pernas), atrás de um limite (traço)  marcado no chão, e, neste jogo, ganha o participante que mais longe conseguir atirar a relha, podendo esta cair em qualquer posição do terreno, pois enquanto a relha não tocar o chão o jogador não pode ultrapassar o limite traçado no terreno.

Estes jogos-tradicionais, transmitidos de geração em geração, transportam um valioso legado cultural que importa preservar e dar a conhecer, e, segundo o município, é esperada uma grande adesão.

, Lançamento oficial do novo Samsung S8 e S8+ celebrado em lojas Phone House

Lançamento oficial do novo Samsung S8 e S8+ celebrado em lojas Phone House

, Fernando Santos eleito pelo L’Équipe como o 19.º melhor treinador da atualidade

Fernando Santos eleito pelo L’Équipe como o 19.º melhor treinador da atualidade