in ,

Critica: “Uma Vontade Cega” (Mein Blind Date Mit Dem Leben)

Vontade Cega, Critica: “Uma Vontade Cega” (Mein Blind Date Mit Dem Leben)

Uma Vontade Cega, é um filme alemão, que conta a historia verdadeira de Saliya (Kostja Ulmann), um estudante com o ambicioso sonho de trabalhar num hotel de luxo. Infelizmente, fica praticamente cego (tem 5% de visão, mas vê tudo desfocado) quando ainda está a terminar a escola e isso condiciona os seus sonhos e a sua vida, porque os hotéis de luxo não o aceitam no estagio por ser invisual.


Desde logo, refiro que este filme tem uma versão especial, para além da legenda em português tem uma versão inclusiva tradaptada (com áudio-descrição, áudio-legendas e língua gestual portuguesa) em salas de cinema selecionadas, que são o Cinema City Campo Pequeno, com sessões às 15h25 e 17h35, e a do Cinema Nos Parque Nascente, em Gondomar, onde a exbição será às 15h30 e 18h10.

O filme começa por nos dar a conhecer o sonho e o talento de Saliya, mostrando também o momento em que começa a detectar alterações na sua visão e o apoio que a irmã, Sheela (Nilam Farooq) e a mãe Dagmar (Sylvana Krappatsch) dão a Saliya e a falta de apoio de seu pai nesta altura tão difícil.

Desde o primeiro momento que é possível aos espectadores perceberem as alterações de vida causadas por problemas visuais e o quão importante é terem o apoio da família e dos amigos que os rodeiam.

Saliya, é um rapaz persistente e determinado em seguir o seu sonho, então decide omitir que é invisual ao enviar a sua candidatura a um estágio num dos mais prestigiados hotéis em Munique. É chamado para a entrevista e prefere manter em segredo a sua condição. E no fim da sua entrevista, o lugar é seu. Tendo pelo caminho conhecido Max (Jacob Matschenz), que será um dos seus grandes amigos e aliados durante a sua aventura e uma fonte de gargalhadas para o publico, pela sua excentricidade e boa disposição.

Pelo caminho, Saliya conhece Laura (Anna Maria Mühe) e apaixona-se, mas como não lhe conta a sua condição e aos poucos e poucos o seu mundo começa a desmoronar.

É sem duvida uma historia de coragem, determinação e de uma impressionante resiliência. Passa sem duvida a mensagem aos espectadores, por um lado por ser uma historia verdadeira e por outro por estar tão bem conseguido, desde a demonstração em vários momentos do filme do que Saliya consegue ver com 5% de visão, ao espirito de ajuda das pessoas quando descobrem a condição de Saliya e o apoio que lhe dão.

Chegamos ao fim do filme com umas gargalhadas no registo, causadas maioritariamente por Max, com um sentimento de tristeza causado pelo pai de Saliya e a pensar que é possível alcançarmos os nossos sonhos, basta termos determinação e não desistirmos à mínima dificuldade que surja no caminho. Vale sem duvida a pena uma ida ao cinema para ver.

O filme tem o apoio da AAICA (Associação de Apoio e Informação a Cegos e Ambliopes), da ABAADV (Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual – Escola de Cães-guia), da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal), da APD (Associação Portuguesa de Deficientes), da DGE (Direção-Geral da Educação), da FPAS (Federação Portuguesa das Associações de Surdos), do INR (Instituto Nacional para a Reabilitação), do Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, da Ordem dos Enfermeiros e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

, Setlist Provável – Slayer no Coliseu dos Recreios

Setlist Provável – Slayer no Coliseu dos Recreios

, Documentário de Cristiano Ronaldo estreia hoje na RTP

Documentário de Cristiano Ronaldo estreia hoje na RTP