“Um Senhor Doutor!” (“Knock” no nome original) é um filme francês que salta logo à vista por uma simples razão: Omar Sy é o protagonista. E mesmo que não sejamos fãs de Cinema Francês, temos de admitir que Omar Sy é um grande ator, como já vimos anteriormente em filmes como “Intouchables” e “Chocolate”, nos quais também interpretou o papel principal.
Realizado por Lorraine Lévy e baseado na obra de Jules Romain, “Um Senhor Doutor!” apresenta-nos Knock, um antigo vigarista que se torna médico e vai morar para a aldeia de Saint Maurice, onde faz uma fortuna a enganar as pessoas – dizendo-lhes que têm doenças que na verdade não têm.
À partida, temos tudo o que é necessário para que o filme seja uma boa comédia. Mas, infelizmente, o resultado é algo sem tempero. Por momentos, as situações são cómicas, mas são exageradas e não têm a graça que podiam ter, tornando-se muitas vezes apenas ridículas. Para além disto, o facto de a comédia ser forçada, faz com que as personagens pareçam ser apenas ignorantes e falsas, não nos levanto a simpatizar com nenhuma para além do médico.
O que podemos dizer é que o Senhor Doutor Knock salva uma aldeia e salva o filme, pois ele é sem dúvida o que mais se destaca e o único motivo que nos leva a querer continuar a ver “Um Senhor Doutor!”. Omar Sy carrega, definitivamente, o filme nos seus ombros.
É também de referir que os cenários são interessantes e, às vezes, sentimos que gostávamos de ir para aquela aldeia, ainda que a população não nos agrade.
Por fim, é ainda de destacar a banda sonora, que é bastante agradável, com acordes que lembram um pouco os sons do compositor Yann Tiersen em “Amélie”, por exemplo.
No final, o filme mostra-nos apenas uma população a gostar de ser enganada. Isto poderia ser divertido, mas aqui torna-se apenas repetitivo e com pouco sabor.