in , , ,

Crítica Cinema – ‘Ready Player One – Jogador 1’ (2018)

Crítica Cinema – ‘Ready Player One – Jogador 1’ (2018)

Ready Player One é o novo filme de Steven Spielberg, inspirado no bestseller com o mesmo nome, da autoria de Ernest Cline. Uma grande aventura geek, que se desenrola num mundo de realidade virtual, cheia de referências à cultura pop dos anos 80, que certamente vai encher de nostalgia os maiores nerds fanáticos pelo cinema e pelos videojogos. Um enredo consistente e bem desenvolvido, fruto de mais uma boa realização por parte do cineasta, e um argumento bastante bom de Zack Penn e do próprio autor do livro.

Em 2045, a humanidade já quase não vive no mundo real, estando completamente viciada num jogo online de realidade virtual, intitulado de OASIS, em que todos podem ser o que não são. Spielberg consegue adicionar mais uma boa aventura à sua filmografia, apresentando um filme bem desenvolvido e estruturado, em que cada momento no mundo virtual, bem como cada sequência na vida real, é enriquecido por um deslumbre de efeitos visuais, cores e elementos retro referentes ao cinema, música e videojogos dos anos 80.

Muitas são as adaptações cinematográficas que vemos hoje em dia no cinema. Por vezes, é evidente uma certa dificuldade em gerir todos os elementos de uma história já contada, que tem o seu desenvolvimento próprio e uma estrutura já definida. No entanto, este não é o caso. O argumento apresenta uma consistência que faz com que o enredo se concretize de forma eficaz. O facto de o próprio autor da obra literária estar envolvido na escrita do argumento, definitivamente beneficia o filme.

Esta é uma possibilidade que nasceu a partir do mundo e da tecnologia que conhecemos hoje. Por isso, está também presente alguma crítica social relativa ao mundo digital que domina os nossos dias, e a nossa quase dependência do mesmo. Alguns breves momentos são inseridos, principalmente no inicio do filme, para melhorar a caracterização da sociedade representada. Apesar de tudo, o filme teria sido favorecido se esta abordagem não fosse tão superficial, e os comentários à sociedade fossem um pouco mais desenvolvidos, ainda que em demasia pudessem prejudicar o enredo.

Ready Player One – Jogador 1 é uma autêntica aventura num frenético e gigantesco universo de realidade virtual, através do qual quase toda a população substitui a vida real. Steven Spielberg apresenta uma realização bastante boa que, aliada a um argumento bem desenvolvido e estruturado, é capaz de contar uma história de forma consistente, bem direcionada, empolgante e envolvente, principalmente para quem se deliciar com as infinitas referências ao cinema, aos videojogos, à música e à cultura pop. Mesmo não sendo dos melhores filmes da carreira do cineasta – apesar de tudo, não chega a elevar-se ao ponto de se destacar na filmografia de Spielberg – Ready Player One merece ser visto em toda a experiência de sala de cinema, com ecrã grande e bom sistema de som, de preferência em IMAX, de óculos 3D postos, como se também nós fossemos entrar no OASIS.

Jornada 28 arranca esta noite na vila das Aves

Jornada 28 arranca esta noite na vila das Aves

Marlon Williams e Lucy Dacus no Vodafone Paredes de Coura

Marlon Williams e Lucy Dacus no Vodafone Paredes de Coura