Eleições de 18 de Outubro de 2014
Despacho para aplicação pelos Serviços do CFB
Na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do C.F.B., tenho vindo, nos últimos dias, a ser contactado por muitos Belenenses, dando-me conta de uma situação nova e pedindo a minha intervenção.
Pelo que me é dito, vários Belenenses estão a dar os passos necessários para regressar ao seu Clube, depois de algum tempo em que, todos nós sabemos, e por culpa de erros cometidos, falta de dinâmica de várias Direções que não colocaram em prática medidas de incentivo e de mobilização para a fidelização e angariação de novos Sócios, e por circunstâncias diversas, levou a que se tivessem afastado do Restelo. Os números , infelizmente, cada vez mais o têm demonstrado.
Na sociedade civil e na vida política, pessoalmente, entendo que o mais importante de tudo são as pessoas.
No Clube, porém, ainda que ele seja o conjunto dos seus Associados, o mais importante não são as pessoas, os sócios, mas sim a Instituição, o CFB e a defesa dos seus interesses e perenidade.
Daí que entenda que é muito positivo o momento actual de vinda ao Clube de Sócios que andavam mais afastados, do seu regresso. Significa que notaram, por certo, mais vida no CFB, mais crença no futuro, mais interesse em participar nas decisões que irão marcar esse futuro.
Assim, entendo que tudo deve ser feito para acarinhar os regressos, os pagamentos em atraso, a vinda de novas pessoas.
É fundamental !
Ao que me relataram já vários Sócios que se dirigiram aos Serviços do Clube para pagarem quotas em atraso, foram confrontados com uma situação nova de algum impasse e pouca clareza nas respostas obtidas na Secretaria pois que, desde sempre, um Sócio que na altura de umas eleições tenha quotas em atraso, pagando o que tenha em atraso, passará a constar dos Cadernos Eleitorais com direito a todos os votos que a sua antiguidade lhe confere.
Convém recordar que os estatutos exigem que, para votar, o Sócio tenha que ter, pelo menos, doze meses de filiação, artigo 26º, alínea a).
Por cada cinco anos de associado efetivo, os Estatutos conferem direito a mais um voto nas assembleias Gerais Eleitorais.
Razão pela qual, solicito aos Serviços que imprimam as listagens dos Cadernos eleitorais, o mais próximo possível da AG do dia 18 de Outubro, para que as alterações devidas aos pagamentos em atraso sejam em menor número possível.
Solicito ainda, para meu controlo, uso e orientação, uma listagem a esta data que me deverá ser entregue.
Ora, as regras desde sempre aplicadas no Clube e com as quais a actual Direção e também as que a precederam foram eleitas, são as seguintes:
nos Cadernos Eleitorais constam com os votos a que têm direito todos os sócios com a quotização em dia e, pelo menos, um ano de antiguidade.
Sempre que um Sócio que não tem as quotas em dia se dirige ao Clube para regularizar, efetua o pagamento, até ao dia da Assembleia, inclusivé (a secretaria mantém os serviços a funcionar e faz chegar à Mesa, durante a votação essa alteração e passa ao Sócio uma credencial que o atesta) e passa a constar dos Cadernos com direito a todos os votos que a antiguidade , desde o seu início como associado, lhe confere.
Nesta decisão, o Presidente da Mesa da Assembleia Geral é soberano e a prática no Clube, nos atos eleitorais anteriores lhe conferem toda a legitimidade.
Em resumo, não é dada autorização aos Serviços, pela minha parte, como Presidente da MAG, para proceder a qualquer alteração relativamente ao que tem vindo a ser praticado e observado pelos competentes Serviços do CFB.
Já agora, relativamente a outras questões que outros associados me colocaram recentemente, como seja a que possa promover um amplo debate, sobretudo com difusão nos canais televisivos, vejo de forma muito positiva que isso seja feito. Pela minha parte, contactei e enviei já mensagens a alguns dos Senhores Diretores de jornais desportivos e canais televisivos com maior programação dedicada ao desporto, solicitações para que abram as suas portas e incentivem os candidatos para que isso seja feito.
O C.F. “Os Belenenses” e os seus Sócios só terão a ganhar com isso e a clarificação dos sócios para votar em consciência na escolha dos novos Corpos Sociais será maior.
O nome do Clube surgirá mais em público. Peço, agora, publicamente, aos líderes das candidaturas que se prontifiquem a fazê-lo. Com pena minha, não posso obrigar esses meios de comunicação a dar-lhes o espaço e promover os debates. Caberá aos sócios do CFB, em função da maior ou menor abertura de cada canal ou de cada jornal, dar a adequada resposta enquanto leitores futuros e consumidores.
Em todo o caso, devo dizer que, pelo que me tem sido dado ver e concluir, penso que tem havido um esforço pelos vários meios de comunicação social, em equilibrar, pelo menos ao longo da semana, o espaço e tempo concedido a cada candidatura. congratulo-me, francamente, com isso. De quando em vez, também devo referir, que me tenho deparado com noticias e “manchetes” que serão , necessariamente, encomendadas, o que é sempre de lamentar.
Mas, a cada um o seu ofício e mais não tenho que dirigir este apelo aos candidatos, em nome dos sócios e concluir com uma saudação sentida de:
Viva o “Clube de Futebol “Os Belenenses”
O Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Carlos Pereira Martins, Dr
http://feeds.feedburner.com/CronicasAzuis
Fonte: Crónicas Azuis