in

Chapéus na Rua – Lisboa de15 a 17 de Setembro de 2017

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Prepare-se para a edição de 2017 da iniciativa Chapéus na Rua – Lisbon Busking Festival a decorrer nos dias 15, 16 e 17 de Setembro. As ruas lisboetas vão encher-se de artistas de circo, malabaristas, acrobatas, palhaços, marionetas, estátuas vivas ou momentos de poesia improvisada.

Este é um evento de expressão artística urbana baseado no conceito de “busking”. As actuações ocorrem em espaços públicos onde a presença ou entrada é livre e a remuneração dos artistas decorre das contribuições que o público realiza através do uso do chapéu.

O festival destina-se à promoção da arte de rua como uma peça estrutural da expressão artística urbana e visa quebrar o paradigma do artista de rua como sinónimo de arte pobre. Pretende aproximar a arte do seu recetor, extravasando dos museus, das galerias e das salas de espetáculos.

Surpreende, aproxima, sensibiliza e humaniza a arte urbana.

Programa:
Sexta-Feira, 15 Setembro

17h Abertura formal

17.30 Espetáculo de Circo para escolas da junta de freguesia de Arroios.

17.30 Conferências – destinado à mobilização dos agentes culturais e artísticos em torno do tema – “O papel das artes de rua nos processos de regeneração urbana e social”

19.30 O festival terá início com um Espetáculo de abertura no Largo do Intendente resultado da colaboração com a companhia Fric a Frac, convidada a criar um cabaret de abertura produto de uma residência artística realizada antes do festival.

Sábado, 16 Setembro

11.00 Circo nos Mercados.

O festival pretende dinamizar espaços públicos, envolver a comunidade local e desenvolver comércio local.

14.00 – 19.00 Busking in Intendente

Nesta segunda edição pretende proporcionar-se um conjunto de espectáculos Variados, de 8 companhias de Artes De Rua. Os artistas recebem doações diretamente da audiência como resultado das suas atuações. A doação é livre.

 16.00 -19.00 Workshops em diferentes artes e ofícios.

Atividades lúdicas e artísticas que permitem à comunidade local o contacto com novas experiências, a postando claramente também na formação de públicos e potenciando a aquisição de competências criativas complementares aos seus saberes.

21.30 Cabaret de novo Circo Mercado das culturas

O Mercado das Culturas foi inteiramente remodelado estando assim adequado tecnicamente a receber espectáculos de circo que requeiram qualquer tipo de rigging/estrutura e com uma capacidade até 2500 pessoas. O cabaret a realizar neste equipamento terá duração de 1 hora e 30 minutos. Termina às 21:30 e o recinto encerra às 22 horas.

Dia 17 Setembro Domingo

14.00 – 19.00 Busking in Intendente

22.00 Espetáculo de Encerramento Chapitô – Para este espetáculo tem de haver uma marcação prévia através do tel:218855550.

Extensão do festival à tenda de circo do Chapitô onde se realizará o espetáculo de encerramento do festival.

CA Notícias | Entretenimento, desporto, tecnologia e lifestyle

Samsung Galaxy S9 e Xiaomi Mi 7 em 2018 com Snapdragon 845

Patch 1.32 traz novo nível de dificuldade a Horizon Zero Dawn

Patch 1.32 traz novo nível de dificuldade a Horizon Zero Dawn