in

Belenenses no quarto lugar. Até o treinador está surpreendido

Belenenses no quarto lugar. Até o treinador está surpreendido

Ver o Belenenses no quarto lugar da Primeira Liga, ao cabo das dez primeiras jornadas, supera as previsões do melhor analista do futebol. E até o treinador de uma das sensações do campeonato não o esconde.

Um terço da prova está praticamente concluído e os azuis do Restelo somam 20 pontos, a cinco do líder Benfica, chegando a esta pausa na Liga na sequência de cinco vitórias consecutivas.

“Acho que é uma surpresa para mim e para praticamente toda a gente”, confessa Lito Vidigal, em entrevista a Bola Branca.

“Não que não estejamos a merecer esta classificação, até porque os jogadores têm sido fantásticos”, prossegue. “Os resultados não enganam, a equipa tem trabalhado para isso e é completamente justo. Mas é inesperado, porque no ano passado, por esta altura, tínhamos menos 11 ou 12 pontos do que temos hoje e também porque conseguimos a manutenção, no ano passado, na última jornada da época”, recorda o treinador que pegou nas rédeas do Belenenses em Março e consumou a permanência no principal escalão do futebol nacional.

O Belém recupera o embalo dos tempos gloriosos de um passado longínquo e ocupa, para já, um posto que dá acesso às competições europeias, em 2014/15. Mas esse patamar e a responsabilidade a ele indexada ainda não passa pela mente do técnico angolano de 45 anos.

“Não me interessada nada estar a falar [em apuramento para as provas europeias] sem conseguir a manutenção”, atira, de forma realista.

“Quando conseguirmos a manutenção, teremos que reformular objectivos. Enquanto isso não estiver adquirido, não tem jeito estarmos a falar de outros objectivos. Se não formos responsáveis e coerentes, acabamos por cometer erros. Andamos a preparar objectivos, se calhar, sem bases e neste momento não temos ainda essa base”, alerta.

A corrida pelo título “até ao fim” e a “gracinha” dos “outsiders”
O Benfica, campeão nacional detém três pontos de vantagem sobre o FC Porto, terceiro classificado e leva já oito de superação face ao Sporting, oitavo.

Após a 10ª jornada, Lito Vidigal não entrega a revalidação do título às águias e mantém os leões na disputa pelo título de campeão, mas exorta o emblema de Alvalade a realizar uma introspecção definitiva sobre as causas que levam à oscilação dos últimos anos.

“É muito cedo. É claro que o Sporting é sempre candidato e tem que se assumir sempre como candidato. Um clube com a grandeza do Sporting não pode arredar-se da luta pelo título nunca e tem de o fazer época após época. É importante que mantenham o equilíbrio e que não tenham a vergonha de dizer que nos últimos anos estão um pequenino passo atrás do Benfica e do FC Porto. O campeonato vai estar aberto até ao final e não vejo uma equipa candidata ao título. Será luta até ao fim do campeonato”, projecta.

Ora, no meio dos “grandes”, coabitam o Vitória de Guimarães [segundo, a dois pontos do Benfica] e o próprio Belenenses. Se os dois históricos mantivessem o fôlego e o estado de graça, intrometendo-se nas contas do campeonato, Lito Vidigal opina que tal “seria bom e fantástico para o futebol português”.

“Eu desejava que isso acontecesse, mas sei que é muito mais difícil. Nada nos impede e a outros clubes de poderem lutar com ambição, com responsabilidade. Se tivéssemos a possibilidade de estar intrometidos nessa luta, seria muito importante para o futebol português”, remata.

Lito Vidigal, de 45 anos, chegou ao Belenenses na recta final da temporada passada, salvou o clube da descida e esta época mantém-se aos comandos do clube que representou, enquanto jogador, durante sete temporadas. O angolano, que começou por treinar O Elvas em 2003, passou por Portosantense, Ribeirão, Estrela da Amdora, Portimonense e União de Leiria. Em 2011, assumiu o cargo de seleccionador de Angola. Antes de chegar ao Restelo, esteve ainda na Líbia, no Al Ittihad de Tripoli, e no Chipre, no AEL Limassol

Fonte: RR – Geral Bola Branca

Belenenses no quarto lugar. Até o treinador está surpreendidoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!

Os nossos Cadetes são o máximo!!!

Lito Vidigal exige “espírito de colectivo” ao reforço Carlos Martins

Lito Vidigal exige “espírito de colectivo” ao reforço Carlos Martins