em

Belenenses: Contas 2016/2017 podem trazer complicações

SAD do Belenenses ainda não apresentou as contas referentes a 2016/2017 aprovadas pelos acionistas, situação que pode trazer complicações na inscrição da equipa para a próxima temporada, embora os responsáveis da cruz de Cristo garantam ter tudo em conformidade com os regulamentos da Liga.

O Jornal de Notícias avança hoje com uma notícia que dá conta da não apresentação das contas, da SAD do Belenenses, referentes a 2016/2017 aprovadas pelos acionistas, referindo que essa falha poderá ditar a despromoção da formação do Restelo.

O mesmo jornal refere que o Belenenses, apesar de ter estar em consonância com os Regulamentos da Liga, falha por outro lado os regulamentos da FIFA que indicam que o clube candidato a licenciamento deverão ser «auditados por entidades independentes relatórios financeiros anuais, baseados na legislação local». Ora é mesmo neste ponto que existe a diferença entre estar em conformidade com os Regulamentos da Liga e a Legislação Portuguesa, necessária para o licenciamento ser aceite pela FIFA.

Pressupostos da LIGA

De acordo com os pressupostos financeiros da Liga, o Clube tem que apresentar demonstrações financeiras anuais, devidamente certificadas por um revisor oficial de contas ou por uma sociedade de revisores oficiais de contas.

Pressuposto que de acordo com o artigo do JN estará em conformidade.

Decreto de Lei 10/2013

O decreto-lei 10/2013 refere que as contas de qualquer sociedade desportiva necessitam da aprovação dos órgão sociais competentes.

E é neste mesmo ponto que a notícia do jornal diário incide, referindo que as contas da SAD Belenenses não terão sido apresentadas e aprovadas pelos acionistas daquele sociedade, situação confirmada, de acordo com o Jornal de Notícias, por Rui Pedro Soares, «sim há um atraso. Não foi aprovado [o exercício]», embora garantindo que inscrição da equipa para a próxima época esteja em risco.

No dia de hoje a SAD do Belenenses já reagiu à notícia publicado pelo Jornal de Notícias, acusando a notícia de falta de fundamento e de incongruência e lamentando «que o JN dê cobertura a rumores totalmente infundados que notórios adversários da equipa de futebol do Belenenses». Na mesma publicação os azuis garante que «desde o primeiro dia, todas as exaustivas e exigentíssimas regras da Liga de Clubes para participação na I Liga» e que os azuis serão, em 2018/2019, «uma das únicas nove equipas a disputar ininterruptamente a I Liga entre 2013/14 e 2018/19».

Lei a publicação na íntegra:

EM 2018/19,0 BELENENSES SERÁ UMA DAS ÚNICAS NOVE EQUIPAS A DISPUTAR A I LIGA NAS ÚLTIMAS 6 ÉPOCAS CONSECUTIVAS

O título da notícia hoje publicada pelo Jornal de Notícias não tem qualquer fundamento. A frase “o Belenenses tem a participação na próxima época em risco devido a falhas nos atuais regulamentos da Liga de Clubes, que são mais brandos do que a legislação” evidencia a falta de fundamento da própria notícia: assume que o Belenenses está a cumprir as regras da Liga. Ora, como o Belenenses cumpre as regras da Liga, é óbvio que a sua participação nas competições não está em causa. O título nem sequer é congruente com o texto da notícia: o título afirma uma dúvida que a notícia desmente. Na realidade, o Belenenses cumpre, desde o primeiro dia, todas as exaustivas e exigentíssimas regras da Liga de Clubes para participação na I Liga. Não obstante se estarem a tornar corriqueiras notícias sobre a não participação de equipas nas competições na próxima época (o Belenenses é apenas a quinta equipa a ser noticiada), lamentamos que o JN dê cobertura a rumores totalmente infundados que notórios adversários da equipa de futebol do Belenenses, um histórico do futebol português e uma das únicas nove equipas a disputar ininterruptamente a I Liga entre 2013/14 e 2018/19, tentam espalhar para a denegrir e diminuir.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comentários

0 comentários

Feira do Livro: Estes são os Livros do Dia 05 de junho de 2018

The Ranch - Parte 5 ganhou o primeiro trailer

The Ranch – Parte 5 ganhou o primeiro trailer