O AnTuTu revelou algumas estatísticas sobre os dispositivos que passaram pelo seu teste de benchmark e apesar de não podermos considerar com uma representação de todo o mercado Android, não deixa de ser bem interessante. Vale a pena ver!
A primeira categoria é a resolução de ecrã onde se verifica que 24,37% dos telefones contam com uma resolução 1080p com um ecrã Full HD 16:9, seguido por 17,19% com os chamados ecrã FHD+. Tudo isto enquanto 16,09% passaram pelos testes com ecrãs de 1080×2248 e 1080×2280 pixels.
No que a processadores diz respeito, uma impressionante percentagem de 73,5 dos smartphones Android que executara o benchmark do AnTuTu contam com um processador octa-core, enquanto 21,9% não vão além de um processador quad-core.
Quanto a estatísticas de memória RAM mostram que 36,51% dos telefones que por ali passaram têm 6 GB de RAM, seguidos de 31,70% com 4 GB. O terceiro lugar é ocupado por 3 GB, enquanto os dispositivos de 8 GB de RAM são tão populares quanto os que têm 2 GB. Como os chips de memória estão a ficar cada vez mais baratos, os outros mid-range têm pelo menos 4 ou 6GB de RAM hoje em dia.
No armazenamento interno a tendência é semelhante com 41,13% dos telefones a contarem com 64GB e o segundo lugar é ocupado pelo segmento de 128GB, que parece ser significativamente mais popular do que possuir um aparelho de 32GB.
De acordo com estas estatísticas reveladas pelo AnTuTu acerca da distribuição do Android, 61,4% dos utilizadores estão a usar Android Oreo enquanto o Nougat fica em segundo lugar. Esta revelação acaba por ficar bastante longe do revelado pela Google no mês passado, mas isso é fácil de explicar, já que os dispositivos mais recentes tendem a executar o benchmark AnTuTu mais vezes que dispositivos mais antigos.
Fonte