Ocorreu na Altice Arena a sessão de abertura da Web Summit que contou com vários oradores entre eles António Guterres, que falou sobre a importância dos desafios que surgem no contexto da segurança do futuro digital.
Numa era em que a evolução tecnológica é cada vez mais evidente, torna-se crucial garantir que a mesma é usada por forma a trazer benefícios para todos os seus utilizadores. Nesta edição da Web Summit, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, falou na sessão de abertura sobre a importância de criar um futuro digital transparente e seguro, fazendo face aos desafios que se vão colocando neste contexto.
As tecnologias têm crescido exponencialmente, em vários ambientes, e tal tem criado diversos benefícios como por exemplo dar resposta mais rápidas às necessidades demonstradas em todo o mundo, a nível de saúde e apoio dos países subdesenvolvidos, por exemplo. No entanto, além das óbvias vantagens trazidas pela evolução das tecnologias digitais, há também desafios de ciber-segurança que necessitam de ser tidos em conta,
A inteligência artificial foi salientada por António Guterres como sendo uma das evoluções que mais merece atenção, sendo uma preocupação real do secretário-geral da Organização das Nações Unidas. Cada vez mais existem máquinas a tomar o lugar do ser humano e neste sentido torn-ase crucial que as “máquinas que tem o poder e a expressão humana são inaceitáveis politicamente e deviam ser banidas pela lei internacional”, reforça António Guterres.
Para que a segurança seja garantida, é necessário utilizar a lei internacional para fazer face aos desafios que se vão colocando no âmbito da evolução digital e tecnológica, criando plataformas de regulação para que exista um foco positivo no que diz respeito às aplicações feitas através da evolução digital, inteligência artificial e da própria Web.