Chegou o dia da primeira mão do play-off de acesso À fase de grupos da Liga Europa, edição 2015/2016. O Belenenses entrará no Estádio Tivoli Neu, em Innsbruck (Áustria), pelas 19h30 – horas portuguesas -, em casa do Altach.
Para os lados austríacos e, mais precisamente, do Altach, as coisas não andam muito famosas. Na Bundesliga Austríaca, o Altach segue no penúltimo posto, com apenas 1 vitória e 4 derrotas, nas primeiras cinco jornadas e onde sofreu 9 golos, marcando apenas 5. Cenário bem diferente encontramos no seu caminho europeu onde cilindrou um frágil Vitória de Guimarães. Nos jogos a contar para a 3ª pré-eliminatória, venceram 2-1 em casa e golearam por 4-1, em terras de D. Afonso Henriques. Pelo que se pode observar é uma equipa de altos e baixos, pelo que pode revelar-se bastante imprevisível. O último onze escolhido pelo técnico Damir Canadi e, logicamente, o que mais hipóteses terá de ser repetido frente aos azuis do Restelo, contou com o guarda-redes Andreas Lukse; uma defesa composta por Andreas Lienhart (capitão), Alexander Pollhuber, César Ortiz e Emanuel Schreiner; Felix Roth e Lukas Jager como médios mais recuados; Patrick Salomon como médio mais ofensivo; Dominik Hofbauer e Daniel Luxbacher nas alas e, finalmente, Martin Harrer como homem mais avançado. Os austríacos vão jogar motivados pelo factor casa e pela estrelinha que os tem acompanhado na Europa. À partida seria uma equipa mais acessível para os pastéis, quando comparada com o Gotemburgo, porém a eliminatória com o Guimarães poderá ser reveladora das armas de que os austríacos dispõem: um contra-ataque bastante veloz e, sobretudo, eficácia.
Do lado azul, o técnico Ricardo Sá Pinto poderá voltar a apostar no seu onze predilecto para a Europa. As únicas alterações que teriam que existir seriam a inclusão de Miguel Rosa e João Amorim para os lugares de Filipe Ferreira e Dálcio, respectivamente. A grande incógnita será a aposta ou não no recém contratado Betinho. Pela cabeça dos belenenses passará a obtenção de um resultado que lhes permita quase que resolver a questão no Restelo e esse resultado passaria pela obtenção de golos fora e, se possível, sem sofrer.
Já se consegue cheirar o próximo sorteio da Liga Europa e para que o nome do Belenenses esteja numa das bolas os portugueses terão que suplantar o Altach. Não será fácil, porém nada impossível.