in

Antevisão: Limpar a imagem é o que se exige

, Antevisão: Limpar a imagem é o que se exige

Os tempos não são fáceis para os lados do Restelo. Uma equipa perdida, à deriva e com os azimutes trocados está cada vez mais distante do que mais importa num clube: os adeptos. Os adeptos, esses, vão-se afastando e agastando com todas as situações administrativas e desportivas que se passam à sua volta. Quanto ao futebol, muito há para dissecar, mas mais importante que isso é de ressalvar o histórico negativo de 7(!!) derrotas consecutivas, algo que só aconteceu por uma vez na história do Belenenses. O jogo de amanhã pode ser histórico e memorável, mas poderá sê-lo ainda mais pelas piores razões, caso a turma do Restelo atinja o registo negativo de 8 derrotas seguidas na Liga. Amanhã, de manhã cedinho (11h45), terá pela frente um dos seus eternos rivais: o Sporting.


Em Alvalade vive-se um clima que se tem repetido ao longo dos anos, um vazio de títulos ladeado por conflitos externos e polémicas internas. No entanto, o Sporting tem aproveitado a descompressão de não lutar por nada para conseguir a melhor série de resultados da temporada, com toda a equipa a jogar para o homem-alvo: Bas Dost. O holandês não é só um jogador de área e tem sido a peça-chave no esquema de Jesus contando já com 31 golos (metade dos golos da equipa). As boas notícias para os azuis surgem quando se olha para o boletim clínico e para as fichas de suspensão do clube Alvalade. Gelson Martins e Daniel Podence estão de fora por castigo e Alan Ruiz ainda se encontra lesionado. Três nomes muito importantes no esquema de 4-4-2 de Jorge Jesus, que se vê assim privado de dois alas talentosos e um segundo avançado em grande forma. Matheus Pereira deve ser o titular, assim como Bryan Ruiz ou Joel Campbell. Os leões estão motivados a dar a Dost o prémio de melhor marcador da Europa, logo, o Belenenses terá de te atenções redobradas para o tanque holandês. Na defesa reside o principal problema dos verdes e brancos. Os laterais não têm o mesmo nível dor resto da equipa e são muito permeáveis na hora de defender o flanco. Quanto aos centrais, já viveram piores momentos, quando Ruben Semedo era o titular. Paulo Oliveira oferece outra consistência.

A descompressão do Sporting é acompanhada pela instabilidade, insegurança e nervosismo do emblema da Cruz de Cristo, que não consegue segurar a vantagem, nem gerir o resultado. Os recentes resultados espelham a forma como a época foi preparada e o constante clima de crispação que é gerado pela SAD, afastando assim os adeptos e pondo em xeque os jogadores, que parecem jogar sempre sobre brasas. Um futebol amorfo, sem objectividade e assente na criatividade e qualidade de alguns elementos que vão fazendo a diferença, mas que mesmo assim se encontram muito fora de forma. Domingos Duarte é a única baixa de vulto no plantel azul (Oriol Rosell está lesionado há várias jornadas e mesmo em condições não tem a qualidade desejada para uma Primeira Liga), que será colmatada com Gonçalo Silva e Edgar Ié no eixo. Camará, jogador que está no centro de toda a recente polémica, deverá manter-se a titular, mesmo sendo um elemento completamente à margem da estratégia da equipa e das ideias do plantel. Ainda não se nota o dedo de Domingos Paciência, que se tem visto envolvido num turbilhão e confusões e só tem conseguido mudar alguns jogadores e corrigir alguns erros de Quim Machado. Tudo o resto continua igual, ou seja, num mau caminho.

Não há  jogos de vida ou morto, mas há alturas em que se exige que os jogadores se superem e limpem uma imagem que está cada vez mais enterrada na lama. A lista negra de uma história tão rica como a do Belenenses está à distância de uma derrota no jogo de amanhã, contra um dos maiores rivais dos azuis. Se este facto não servir de motivação a todo o plantel, então o melhor é nem entrarem em campo. Que joguem pelo símbolo que transportam ao peito e que voltem a erguer o clube do sonho, que também sabe navegar.

 

, Juniores: Belenenses vence em Braga e mantém 2ª posição

Juniores: Belenenses vence em Braga e mantém 2ª posição

, Está aí a lista de convocados de Domingos Paciência para o Sporting – Belenenses

Está aí a lista de convocados de Domingos Paciência para o Sporting – Belenenses