in

ANDRÉ CARVALHO

, ANDRÉ CARVALHO

ANDRÉ CARVALHO

Música & Festivais | Concerto



T. M. Amélia Rey Colaço

T. Amélia Rey Colaço

Classificação Etária

Maiores de 6 anos

Bilhete Pago

Todas as Idades

Promotor

Companhia de Actores

Sinopse

André Carvalho, contrabaixista e compositor, volta à carga com o seu trio numa série de concertos de apresentação do seu último álbum “Lost in Translation”. Estes, serão na zona de Lisboa durante os meses de Julho e Agosto, nomeadamente no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço (14 Julho, Algés), Auditório Fernando Lopes-Graça (30 Julho, Almada) 3 Hot Clube (4-6 Agosto, Lisboa).

Inspirado em palavras intraduzíveis, André lançou o seu 4º álbum em Outubro de 2021. Para os próximos concertos, Carvalho apresentará ainda algumas novas composições que farão parte do segundo álbum do trio a editar em 2023. André refere-se à música do trio como “o universo das palavras intraduzíveis é tão incrível que decidi escrever um ciclo de música inspirado em palavras de mais de 10 línguas como o Sueco, Urdu e Wagiman (língua actualmente falada por apenas 2 pessoas no mundo)!”

Ao lado de Carvalho estará o saxofonista José Soares e o guitarrista André Matos, músicos com quem tem colaborado intensamente nos últimos anos e que formam o trio. A busca incessante por novas sonoridades tem levado o contrabaixista a explorar algumas áreas musicais tais como o jazz, a música improvisada, a música experimental e a música contemporânea dita erudita. Por isso, não será de estranhar que coabitem no mesmo álbum composições que exploram diferentes sonoridades, tempos, silêncio, espaço, cores, dinâmicas, texturas e ruídos.

De referir ainda que o concerto no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço será gravado e que coincidirá com os 2 anos de aniversário do grupo. Para os concertos no Hot Clube de Portugal, André contará com a versão LP dos álbum que deverá receber no início de Agosto.

Ao falar sobre Lost in Translation, André cita uma icónica frase de Wittgenstein: “os limites da minha língua significam os limites do meu mundo”. André diz realmente acreditar nisto e que, para si, ao aprendermos novas palavras, a nossa consciência se torna mais sensível aos outros, tornamo-nos mais empáticos e o nosso mundo se torna mais rico.

“Lost in Translation” saiu pela editora americana Outside in Music e conta com os apoios da Fundação GDA, Antena2, Companhia de Actores e do Teatro Municipal Amélia Rey Colaço. Gravado, misturado e masterizado pelo engenheiro de som Tiago de Sousa com quem Carvalho trabalhou nalguns dos seus discos anteriores, o artwork foi desenvolvido pela designer Margarida Girão. Lost in Translation sucede-se a The Garden of Earthly Delights (Outside in Music, 2019), inspirado no famoso quadro homónimo de Hieronymus Bosch.

Para além dos habituais cd’s, estará também disponível algum merchandise alusivo a Lost in Translation, nomeadamente totebags, imans (com algumas das palavras intraduzíveis escolhidas), songbook, posters, postais, entre outros.

Preços

  • Geral – 8€

Sessão

14 jul 2022 19:30

Duração

60 minutos

Intervalo

Sem Intervalo.

Comprar Bilhete

, ANDRÉ CARVALHO

, 10 ANOS DE TI

10 ANOS DE TI

, Sunset Secrets – Quintas do Castelo – 21 Julho

Sunset Secrets – Quintas do Castelo – 21 Julho