em ,

Análise Gaming | “Xenon Racer” (PS4)

Disponível para: PS4, XBOX ONE, PC e Nintendo Switch

“Xenon Racer” é um jogo de corridas futurista, fazendo lembrar um “Ridge Racer” no futuro. Com uma vertente arcada muito premente, “Xenon Racer” tenta vingar num mercado que actualmente não oferece muitos jogos do género. Saiba aqui a nossa opinião sobre este jogo.

Quem é que adorava jogar jogos de corrida arcada? Tanto nas ditas arcadas (que cada vez mais existem em menor número) como nas consolas há uns anos atrás? Jogos como “Ridge Racer”, “Daytona USA”, “Virtua Racing” ou até mesmo “Wipeout” preenchiam o tempo de muita gente com a abundância do ingrediente principal para qualquer videojogo: diversão.

Por isso é de estranhar que nas últimas gerações este tipo de jogos começou a desaparecer das nossas consolas, tal e qual como a existência de espaços como os salões de arcadas.

xenonracer-Screenshot-07

“Xenon Racer” é um título da italiana 3DClouds que tenta contraria essa tendência, e foi visto com alguma expectativa por parte dos fãs do género, e foi rapidamente apelidado como um clone futurista de “Ridge Racer”. Apesar de partilharem algumas semelhanças, “Xenon Racer” também quer ser um jogo por si, e isso nota-se com a direcção artística futurista.

Neste jogo, a principal característica para vencer qualquer corrida é a boa utilização do drift, não só porque as pistas presentes são todas recheadas de curvas, mas também porque em cada drift conseguem recuperar ERS, Energy Recovery System (o turbo deste jogo). O jogo oferece uma jogabilidade simples de aprender, e diria até que simples de aprimorar. Em poucas corridas consegui, com dificuldade em difícil, e ainda com os veículos iniciais, conseguir fazer corridas perfeitas, não colidindo com as paredes das pistas.

xenonracer-Screenshot-09

Para além do ERS, também se tem de dar um olho ao estado de “saúde” do veículo, porque caso chegue aos 0%, é feito um reset ao veículo e pode ser o suficiente para perder uma corrida que até esse momento estaria controlada. E portanto, a nível estratégico são estes os três pontos principais de uma corrida em “Xenon Racer”: drift, rentabilizar ERS e evitar as colisões. O jogo não traz nada de complicado no controlo do veículo, e ainda bem, pois é assim que se quer um jogo arcada. A condução é eficaz e o carro responde bem ao nosso input. Para além disso, a sensação de velocidade é muito bem conseguida.

A dificuldade tem de vir da IA adversária e do design das pistas. “Xenon Racer” corresponde no segundo ponto com variedade e diversidade suficiente nas pistas presentes no jogo, mas em relação à IA isso infelizmente não acontece. Mesmo jogando com a dificuldade difícil, foi-me complicado encontrar um padrão nos adversários. Basicamente em cada início de corrida, conseguia partir da última posição da grelha e chegar imediatamente aos três primeiros lugares, e depois, das duas uma: ou tinha um adversário demasiado poderoso que raramente cometia erros ou então basicamente ia passar 3 voltas sem qualquer oposição, vendo a minha distância para os adversários aumentar, mesmo sem usar ERS.

xenonracer-Screenshot-11

E este é um dos principais problemas do jogo, a falta de consistência na IA. Para ajudar, em algumas corridas time-trials, a dificuldade é absurdamente elevada, fazendo com que seja por vezes impossível de as completar à primeira, por muito bom que seja no jogo e nas mecânicas de drifting.

O jogo oferece vários modos de jogo, incluindo um modo de carreira que é onde um jogador single-player vai passar mais tempo, modos multijogador, time-trials e outros modos como “Elimination” em que de x em x segundos o veículo em último lugar é eliminado. “Xenon Racer” consegue oferecer muito conteúdo e possibilidades de jogo.

Mas o modo carreira desilude. Desinspirado e sem haver qualquer motivação para continuar (sem ser desbloquear mais veículos e itens de customização), “Xenon Racer” é um jogo indicado para curtos períodos de tempo.

xenonracer-Screenshot-10

No final de contas, “Xenon Racer” oferece corridas divertidas e uma direcção artística competente e consistente. Pode não ser o título que ressuscita o género ou com o qual passarás muito tempo a jogar, mas consegue “matar” a necessidade premente de jogar jogos de corrida arcada. Esperemos que a 3DClouds consiga corrigir os aspectos menos positivos, como a IA, nos seus próximos projectos ou até mesmo com a possibilidade de actualizações para este mesmo título.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

teckies-robo-JD

Teckies | Já pode oferecer um robô ao seu filho na nova loja online

Sonic - O Filme | Trailer Oficial Legendado | Paramount Pictures Portugal (HD)

Sonic – O Filme | Trailer Oficial Legendado | Paramount Pictures Portugal (HD)