Alim Qasimov, cantor do Azerbaijão, é um dos principais intérpretes de mugham, um estilo musical tradicional. Ele improvisa vocalmente e gravou 12 álbuns, incluindo três com sua filha. Qasimov recebeu o Prêmio Internacional de Música da UNESCO em 1999. Ele se apresentará no CCB em 22 de abril, acompanhado por outros músicos e instrumentos tradicionais.
Alim Qasimov – Um dos principais cantores de mugham do Azerbaijão
Alim Qasimov é um músico do Azerbaijão e um dos principais cantores de mugham no seu país natal. A sua música é caracterizada pela improvisação vocal e representa uma mudança no estilo tradicional do mugham.
O mugham é um estilo que tem mil anos de tradição musical e é uma forma de arte altamente complexa que une poesia clássica e improvisação musical a modos específicos que acompanham melodias e fragmentos melódicos transmitidos oralmente, sobre os quais os intérpretes podem improvisar.
Qasimov gravou doze álbuns, três dos quais são álbuns mugham com a sua filha, Farghana Qasimova, com quem formou o Alim Qasimov Ensemble. Foi galardoado pela UNESCO com o Prémio Internacional de Música do Conselho Internacional de Música, em 1999, uma das mais altas distinções internacionais para a música.
No ciclo A Voz Humana, Alim Qasimov apresenta-se no CCB, no Pequeno Auditório, no dia 22 de abril, sábado, às 21h00, acompanhado por Rauf Islamov na kamancha, Zaki Valiyev no tar e Cavidan Nabiyev na nagara. Robin Denselow, do The Guardian, descreveu-o como “um dos artistas mais entusiasmantes e assumidamente emotivos do mundo”.
Contamos com a vossa colaboração na divulgação deste concerto de música do Azerbeijão. Venha apreciar a música de Alim Qasimov e conhecer um pouco mais sobre a tradição musical do mugham.