Jonas&Lander celebram uma década de colaboração no Centro Cultural de Belém
Em 2023, a dupla de coreógrafos portugueses Jonas&Lander comemora uma década de colaboração artística, marcada por um percurso vigoroso e plural no panorama cultural nacional e internacional. Com um leque diversificado de interesses e criações, a dupla tem conquistado distinções, prémios e reconhecimentos por parte da imprensa.
Três espetáculos emblemáticos no CCB
Para celebrar esta importante marca, Jonas&Lander apresentam no Centro Cultural de Belém (CCB) três obras que fazem parte do seu trajeto entre 2013 e 2023:
- Coin Operated – CCB, 22 e 24 de setembro, Foyer do Grande Auditório, 35 minutos;
- Cascas d’OvO – CCB, 22 e 24 de setembro, Black Box, 40 minutos;
- Lento e Largo – CCB, 29 de setembro, Pequeno Auditório, 90 minutos.
Esta será uma oportunidade única para o público conhecer o amplo universo criativo da dupla e testemunhar o seu desenvolvimento pessoal e profissional ao longo dos anos.
Uma trajetória de sucesso e reconhecimento
Jonas&Lander iniciaram a sua colaboração em 2011 e destacaram-se com a obra “Cascas d’OvO”, que os levou a vários palcos nacionais e internacionais. Desde então, criaram e apresentaram “Matilda Carlota”, “Arrastão” e “Adorabilis”, sendo distinguidos como “Aerowaves Priority Company” em 2014 e 2017.
Em 2019, estrearam “Lento e Largo”, nomeado pela SPA para a categoria de Melhor Coreografia de 2019, e “Coin Operated”, em coprodução com a BoCA – Biennial of Contemporary Arts. Em 2021, lançaram “Bate Fado”, um espetáculo híbrido entre música e dança, que conquistou sucesso nacional e internacional, sendo nomeado pelos jornais Expresso e Público como o melhor espetáculo de dança do ano.