Chegamos assim ao final do mês de Maio, e iniciamos o primeiro mês do Verão com altas temperaturas. Confiram de seguida, alguns dos espectáculos que poderão ser assistidos esta semana.
De 29 a 31 de Maio, o São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, recebe as apresentações dos trabalhos dos alunos da Escola Superior de Dança, com o espectáculo Na Linha. Uma coreografia para 16 intérpretes/criadores. Partindo de um rolo, ou novelo, o corpo encaracolado desdobra-se e desenrola-se na descoberta das linhas retas de um braço, uma mão, uma perna ou do tronco. Os intérpretes, iniciando este desenrolar a partir do próprio corpo, expandem o desenho que traçam para o espaço exterior onde se movimentam, individualizando-se ou integrando-se numa formação única.
Dia 30, o Teatro Rivoli terá o Quintas de Leitura, com o convidado Valério Romão. As leituras da sessão, a cargo de Cristiana Sabino, José Anjos e Renato Filipe Cardoso, incidirão sobre os livros da trilogia Paternidades Falhadas, onde o autor explora até ao limite as dificuldades das relações humanas e a falência do modelo tradicional de família e as suas funcionalidades. Uma escrita irónica, dilacerante, crua, visceral. Um leque de artistas completam o elenco da sessão: Miguel Calhaz (música), Sabeth Dannemberg (novo circo) e João Fazenda (imagem). A fechar, a sonoridade desarmante do músico e escritor de canções B Fachada.
Regressando ao São Luiz Teatro Municipal, nos dias 1 e 2 estará em cena o espectáculo Guardar Segredo, para os mais novos. Este é um conjunto de espetáculos de teatro que acontecem dentro de dois guarda-fatos, colocados no espaço público. Dentro de cada armário apenas cabe uma pessoa – a medida certa para assistir a um dos espetáculos. O que se irá passar lá dentro é coisa que não deve ser sabida por mais ninguém. Mas não é segredo que cada espetáculo tem cinco minutos de duração. Um espectador, um ator, cinco minutos. Eis a proposta da companhia Amarelo Silvestre, numa encenação de Caroline Bergeron.
Dia 2, o Theatro Circo recebe o espectáculo Sons do Conservatório. O Concurso Nacional de Canto decorreu este ano, no mês de abril, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Os premiados deste concurso têm agora o privilégio de poderem cantar numa das salas de espetáculo mais bonitas do país, acompanhados por uma orquestra sinfónica. O júri do concurso foi constituído por elementos com reconhecido prestígio a nível nacional e internacional na área do canto. Este evento, para além dos seus objetivos artísticos inerentes, pretende também valorizar a dimensão cultural da cidade de Braga, através da criação de momentos artísticos como o Concerto dos Laureados.