in , ,

Agenda Cultural –16 a 22 de Julho

Agenda Cultural –16 a 22 de Julho

Mais uma semana de Julho com uma nova agenda de espectáculos a não perder. Confiram de seguida, uma pequena selecção dos espectáculos que podem ser assistidos esta semana.

Dia 18, A Chegada de um Comboio à Cidade estreia no Teatro Carlos Alberto, no Porto. Luís Mestre olha para Quando Nós, os Mortos, Despertarmos (1889), peça de Henrik Ibsen que começa com uma personagem a dizer o indizível: “Talvez seja possível ouvir o silêncio”. Este espectáculo apropria-se de forma livre da obra do dramaturgo norueguês, desenvolvendo a sua acção numa cidade tecnológica, no interior de um arranha-céus frio e autossuficiente, lugar de onde se avista a opressão. Em cena até dia 22.

Ainda no dia 18, estreia no Teatro Meridional, em Lisboa, o espectáculo Ricardo II. Há quatrocentos anos, Shakespeare levou mais uma vez à cena, diversas questões sobre poder, a luta pelo mesmo e as consequências que este pode trazer, segundo os padrões de pensamento da sua época, dando-lhes corpo na figura de Ricardo II. Hoje, levantamos as mesmas perguntas, à nossa maneira, com a nossa forma de ver. Uma encenação de Marco Medeiros, em cena até dia 29.

Dia 19, Vila Nova de Famalicão também recebe Shakespeare na Casa das Artes de Famalicão, com o espectáculo Sonho de uma Noite de Verão. Num lugar onde as estações e o tempo se interlaçam numa confusa dança, provocada pelo ciúme, o fantástico e o mundano, como dois amantes, encontram-se ao luar. Entre magia, equívocos, fadas, elfos, sátiros e atenienses surge um sonho sobre o amor, sobre identidades que se misturam para criar uma espécie de neblina que torna quase impossível a distinção entre elas. Uma encenação de Tiago Regueiras, em cena até dia 21.

Dia 21, Sobre Lembrar e Esquecer estará no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra. Este trata-se de uma investigação sobre a memória e o esquecimento, realizada por cinco criadoras-intérpretes vindas de lugares e experiências distintas. É o primeiro capítulo de uma trilogia inspirada pelo livro Les Formes de loubli do antropólogo Marc Augé. Sobre lembrar e esquecer é o primeiro espetáculo a que se seguirão outros dois: A estação de outono com Paula Diogo e Alexander Kelly e PAISAGEM com Paula Diogo e Tónan Quito. O intuito é refletir sobre o modo como as lembranças operam nas nossas vidas: o que escolhemos recordar ou esquecer, ou o que somos capazes de recordar e esquecer.

Agenda Cultural –16 a 22 de JulhoGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Cinema: Trailer de “A Simple Favor”

Cinema: Trailer de “A Simple Favor”

Belenenses em reunião de trabalho na Secretaria de Estado do Desporto

Belenenses em reunião de trabalho na Secretaria de Estado do Desporto