Mais uma semana de Outubro com uma nova agenda de espectáculos para encher os palcos de Portugal. Fica de seguida, uma selecção das estreias dos próximos dias.
Dia 17, o Teatro da Trindade Inatel estreia o espectáculo Boa Noite Mãe, de Marsha Norman. Numa casa de classe média no interior do país, mãe e filha enfrentam uma noite que parece igual a outra qualquer. Ao longo do diálogo, estas duas mulheres vão revelando a sua verdadeira natureza, pondo-nos a par do que foi toda a sua vida até aí. A conversa entre as duas, traz à tona o ressentimento, a solidão e a incompreensão de toda uma sociedade. Uma encenação e dramaturgia de Hélder Gamboa, em cena até dia 25 de Novembro.
Dia 19, Lições de dança para pessoas duma certa idade estreia no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Algés. Da adaptação do romance homónimo de Bohumil Hrabal, este espectáculo centra-se na personagem Jyrka, um antigo sapateiro a caminhar para a velhice, cheio de histórias para contar. Aqui fala-se de amor, de sexo, de casamento, de comida e de bebida, da infância, desde o tempo do imperador ao comunismo, passando por duas guerras e por Adolf Hitler. Tradução, encenação e interpretação de João Lagarto, para ser assistido até dia 27.
Dia 20, Lusco-Fusco estará no Teatro Viriato, em Viseu. O que pode conter o vazio? Partindo desta questão e do desejo de partilhar uma experiência sobre o vazio, inspirado nos livros O Tempo do Gigante e Moon&Do, este espetáculo procura ser uma descoberta partilhada da matéria e do corpo em que a luz e a transição do tempo nos mostram o que há para ver numa relação de escala entre nós. Com direção e interpretação de Catarina Gonçalves e Filipe Caldeira.
Na mesma data, o Teatro Ribeiro Conceição, em lamego, recebe o espectáculo O Amor Falou Mais Alto. Uma comédia que nos conta a história de quatro personagens e os seus encontros e desencontros amorosos. Um jantar, que inicialmente era só para dois, acaba por se transformar numa noite de grandes confusões. Com texto da autoria de Lázaro Matheus, e direção de Celso Cleto, o elenco reúne Vítor de Sousa, Cláudia Negrão, Augusto Portela e Paula Marcelo.