O Super Bock Super Rock 2022 inicia-se amanhã com o grande destaque da noite a ir para A$AP Rocky. O rapper norte-americano estreia-se em Lisboa depois da actuação em Portimão no Rolling Loud Festival da semana passada.
A$AP Rocky é hoje um dos nomes mais interessantes e disruptivos do hip hop feito em todo o mundo, mas o caminho nem sempre foi fácil para o jovem Rakim Mayers. O pai foi preso quando ele tinha apenas 12 anos e, logo depois, o irmão foi morto bem perto do seu apartamento.
Estas foram algumas das feridas que acabariam por influenciar o seu comprometimento com a música e a sua própria personalidade artística – a arte ganhou uma importância central para Rakim. Influenciado pelo estilo sulista dos UGK e pelas rimas dos heróis da sua cidade, o grupo de hip hop The Diplomats, A$AP Rocky conseguiu erguer-se do seu ambiente em Harlem e mudou-se para New Jersey, onde começou a fazer rap mais a sério.
Desde 2007 faz parte de um coletivo chamado A$AS Mob e é aí que vai buscar a primeira parte do nome de guerra que adotará no resto da sua carreira. Pouco depois, alguns dos seus temas surgiram no YouTube e aí começou todo o burburinho à volta do seu imenso potencial. “Peso” e “Trilla” foram algumas das canções que começaram por chamar a atenção do público. Seguiu-se a mixtape “Deep Purple” e mesmo antes de editar o seu disco de estreia, A$AP Rocky já estava nomeado para alguns prémios, como o “BBC Sound of 2012”.
O disco de estreia, “Long. Live. ASAP”, editado em 2013, contou com colaborações de nomes como Santigold, 2 Chainz, Kendrick Lamar e Yelawolf. O segundo disco, “A.L.L.A. (At Long Last A$AP)”, chegaria dois anos depois. O disco foi produzido Danger Mouse e Juicy J, contando com as colaborações de FKA Twigs e Lykke Li. O terceiro disco, “Testing”, editado em 2018, junta várias referências, além do rap, integrando até alguns elementos da arte contemporânea.
Mais ambicioso do que nunca, A$AP Rocky assume-se como um artista capaz de ir além do hip hop, integrando outras artes e formas de expressão, sem nunca negar esse solo no qual estão as suas raízes mais profundas. “Praise the Lord (Da Shine)” (com Skepta) e “Purity” (com Frank Ocean) são alguns dos temas mais fortes do disco.
Super Bock Super Rock | Conheça os horários actualizados do festival
SUPER BOCK SUPER ROCK 2022 – PARQUE DAS NAÇÕES (LISBOA)
Início do Espectáculo: 00H15
58€ diários
115€ passes de 3 dias
SETLIST PROVÁVEL
Grim Freestyle
A$AP Forever
Praise the Lord (Da Shine)
MAZZA
Fuckin’ Problems
Doja
Sundress
L$D
Wild for the Night
Love$ick
Everyday
Telephone Calls
Yamborghini High
R.I.P.