Halo Infinite foi revelado durante a conferência da Microsoft na E3 2018 com um trailer cinemático que aparenta anunciar um regresso às origens, nomeadamente com a acção a decorrer num halo, conforme nos primeiros jogos da série, e com um vislumbre de Master Chief a envergar a armadura MJOLNIR MK. VI, modelo utilizado pelo mesmo em Halo 3.
Dessa forma, após o seu anúncio, muitos fãs da franquia questionaram qual a direcção da nova aventura de Master Chief; se será uma prequela ou um spin-off.
Para dissipar a dúvida, a 343 Industries confirmou num chat recentemente organizado no seu canal do Mixer, pelas palavras do seu funcionário Jeff Easterling, que Halo Infinite é uma sequela directa de Halo 5: Guardians e a terceira parte da Reclaimer Saga (iniciada em Halo 4), logo, que deverá ser considerado como Halo 6.
“É Halo 6,” disse Jeff Easterling. “Devem considerá-lo como o Halo 6. Não pensem que é uma prequela estranha. É a história seguinte, o próximo capítulo do que se está a passar.”
Conforme já havia sido confirmado anteriormente, Halo Infinite será totalmente focado em Master Chief, ao contrário de Halo 5: Guardians, cuja grande maioria da campanha é focada no Spartan Jameson Locke, o que originou algumas criticas negativas.