YouTube torna mais difícil saltar anúncios com novo design do botão ‘Saltar Anúncio’
O YouTube tem vindo a implementar várias mudanças com o objetivo de aumentar as suas receitas publicitárias. Recentemente, a plataforma iniciou uma ação contra os bloqueadores de anúncios, impedindo os utilizadores de assistir a vídeos se estes estiverem a bloquear anúncios. Agora, o YouTube está a tornar mais difícil saltar os anúncios, alterando o design do botão ‘Saltar Anúncio’.
Se não és um subscritor do YouTube Premium, certamente já te deparaste com a quantidade de anúncios que precedem cada vídeo. Embora alguns anúncios sejam impossíveis de saltar, o YouTube permite que saltes alguns após assistires a uma pré-visualização de 5 a 10 segundos. Contudo, o YouTube está agora a alterar a aparência do botão de saltar para que este se funda com o fundo, com o objetivo de aumentar o tempo de visualização dos anúncios.
O novo botão ‘Saltar Anúncio’ do YouTube é agora mais pequeno
O YouTube redesenhou o botão ‘Saltar Anúncio’, tornando-o mais pequeno. O botão agora tem uma forma redonda e é comparativamente mais transparente do que era anteriormente.
Esta nova mudança está atualmente em fase de teste. O YouTube pode ter implementado esta alteração a um pequeno grupo de utilizadores para avaliar o impacto deste novo design no tempo de visualização dos anúncios. Por mais que os utilizadores possam detestar, o YouTube quer que os espectadores assistam ao anúncio pelo maior tempo possível, pois as receitas publicitárias são uma grande parte do negócio do YouTube.
O design atual do botão ‘Saltar Anúncio’ no YouTube não mudou durante algum tempo. Isso fez com que os espectadores se habituassem ao botão de saltar, o que contraria o propósito da publicidade. Portanto, do ponto de vista comercial, é justo que o YouTube tente impulsionar mais o envolvimento nos seus anúncios.
O YouTube está definitivamente a explorar formas de aumentar as suas receitas. Há algumas semanas, o YouTube também aumentou os preços da subscrição do YouTube Premium em 10% em algumas regiões, como os EUA. No entanto, estas alterações não se aplicaram a mercados fora dos EUA.
O YouTube não quer que bloqueies anúncios
O YouTube também não gosta quando os utilizadores tentam bloquear anúncios, pois isso afeta diretamente a sua plataforma. No ano passado, o YouTube tomou medidas legais para encerrar o YouTube Vanced, uma aplicação Android de terceiros que transmitia vídeos do YouTube sem quaisquer anúncios. A empresa emitiu uma notificação legal para cessar e desistir do Projeto Vanced com efeito imediato.
Pouco depois da sua ação contra o Vanced, o YouTube começou a promover o seu Plano Familiar Premium, para atrair mais espectadores a tornarem-se subscritores pagos. O YouTube começou a oferecer 12 meses de YouTube Premium gratuito através de programas de referência, o que se revelou um sucesso nas redes sociais.
As pessoas perceberam que o Plano Familiar custa 1/5 do preço individual, numa base per capita. No entanto, é importante que os espectadores cumpram os termos e condições do YouTube para registar utilizadores num plano familiar, caso contrário, a sua subscrição Premium pode ser terminada.