in

VISITA AO MUSEU GUERRA JUNQUEIRO

VISITA AO MUSEU GUERRA JUNQUEIRO

VISITA AO MUSEU GUERRA JUNQUEIRO

Teatro & Arte | Museu


Casa Guerra Junqueiro

Museu

Classificação Etária

A classificar pela CCE

Bilhete Pago

A partir dos 3 anos

Promotor

Câmara Municipal do Porto

Breve Introdução

A Casa Guerra Junqueiro está situada na Rua de D. Hugo, no Centro Histórico do Porto. Muito próximo da Catedral e do Arqueossítio, este edifício, cujo autor do projeto é desconhecido, constitui um exemplar de arquitetura civil oitocentista e foi mandado construir por Domingos Barbosa, cónego magistral da Sé do Porto.

A casa foi adquirida em 1934 pela filha do poeta Guerra Junqueiro e por ela doada à Câmara Municipal do Porto em 1940, juntamente com o espólio artístico do poeta. Inaugurada em 1942, foi requalificada pelo arquiteto Alcino Soutinho, e em 2017 o Museu foi alvo de intervenções pelo arquiteto Camilo Rebelo no integrado no conjunto de trabalhos de modernização e valorização nos museus municipais.

A estação 10 do MUSEU DA CIDADE, reconstitui o ambiente e a disposição original dos objetos na casa onde o poeta Guerra Junqueiro viveu no Porto, expondo coleções de cerâmica, metal, ourivesaria, escultura, mobiliário e têxteis de períodos compreendidos entre os séculos XV e XIX. Com enfoque nas artes decorativas, cada objeto realça um interesse particular quando evoca a sua época e transporta uma genealogia.

Além do eixo radial onde se inscreve, o eixo sonoro, comum a todas as estações do MdC, a Casa Guerra Junqueiro é um dos lugares-chave do eixo romantismo, sendo Guerra Junqueiro, o poeta da República, entre a escola romântica e a realista, mas também através de relações menos evidentes com este período da história na relação com a cidade e a contemporaneidade. O Gabinete do Desenho, recentemente inaugurado, é um espaço com exposições de periodicidade trimestral que programa artistas de várias gerações dedicados à prática errática ou sistemática do desenho, entendido como modo de projetar e de imaginar.

Informações Adicionais

Endereço
Rua de Dom Hugo, 32. 4050-305 Porto
T. (+351) 222 003 689

Autocarro: 22, 207, 303, 400, 904, 905, ZH, 202, 207, 303, 400, 500, 900, 901, 904, 905, 906, ZH
Metro: Estação de São Bento
Funicular: Batalha
Estacionamento: Dom João I

Preços

  • Geral – 4€

Descontos

  • Bilhete para grupo (>10)
  • Entidades com protocolo
  • Maiores de 65 anos
  • Situação de desemprego

Próxima Sessão

03 mar 2023 10:00

Duração

9 horas

Comprar Bilhete

VISITA AO MUSEU GUERRA JUNQUEIRO

VISITA AO MUSEU GUERRA JUNQUEIROGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
Eu Sou Clarice, de Rita Calçada Bastos

Eu Sou Clarice, de Rita Calçada Bastos

VISITA AO MUSEU ROMÂNTICO

VISITA AO MUSEU ROMÂNTICO