Está a decorrer o processo de filmagens de “Variações”. O filme, realizado por João Maia, é protagonizado pelo ator Sérgio Praia e chega ao cinema em 2019, ano em que se assinalam os 35 anos do falecimento de António Variações e os 75 anos do seu nascimento.
“Variações” mostra a vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida Lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme retrata um período da vida de Variações entre 1977 e 1981, quando o artista ainda lutava pelo seu lugar na música, gravando em cassetes e ensaiando com músicos amadores. “Variações” pretende mostrar o lado menos conhecido de António, a pessoa que existiu antes do artista atingir os seus maiores momentos de estrelato.
A apresentação do filme decorreu esta semana na discoteca Trumps, em Lisboa. O local de diversão noturna é um dos locias de rodagem da longa-metragem, pois trata-se de um local icónico frequentando por António Variações e onde o cantor deu o seu primeiro concerto. A discoteca foi fundada por Fernando Ataíde e Rosa Maria, amigos de Variações, que no filme são interpretados pelos atores Filipe Duarte e Victoria Guerra, respetivamente.
Na apresentação, o ator Sérgio Praia, que já interpretou António Variaçõesa no teatro, revelou que a preparação para este filme começou há 10 anos, em conjunto com o realizador João Maia. No entanto, só agora se reuniram as condições para avançar com a rodagem da película. Sérgio Praia revelou ainda que o filme é um desafio, não só pela interpretação do icónico Variações, como também por dar voz às suas canções.
A apresentação contou ainda com as presenças do realizador João Maia, do produtor Fernando Vendrell e dos atores Victoria Guerra (Rosa Maria) e Filipe Albuquerque (Rudolfo).
“Variações” é produzido pela David & Golias (Fernando Vendrell) e chega aos cinemas em 2019.
Apesar da sua morte precoce, António Variações influenciou a arte e a música da sua época e influenciou as gerações seguintes. Variações deixou dois álbuns gravados, Anjo da guarda (1983) e Dar & Receber (1984), antes do seu falecimento a 13 de junho de 1984, com 39 anos.