in

Veja as principais mudanças trazidas pelo Windows 11

windows 11, Veja as principais mudanças trazidas pelo Windows 11
Photo by Clint Patterson on Unsplash

O Windows 11 foi anunciado no dia 24 de junho e virá cheio de novidades para os usuários do sistema operacional mais utilizado do mundo. A versão mais recente, o Windows 10, é muito elogiada pelo design e pela praticidade das funções. Por isso, a Microsoft terá que romper a fama de não conseguir lançar duas versões de sucesso consecutivas.


Inicialmente, a atualização será gratuita. Mas, é bom ficar atento, pois no último lançamento a gratuidade durou apenas um ano e, depois desse período, o valor do Windows 10 passou a ser de 135 euros. Veja quais serão as principais novidades do novo sistema:

Aplicativos Android

Uma das maiores mudanças será na loja de aplicações do Windows, que já havia sido bastante alterada no lançamento da versão 10 S. Na nova versão, todos os softwares feitos para o sistema Android serão compatíveis com os computadores. Ao baixar e executar um app, o usuário terá a visualização na vertical, simulando o funcionamento nos celulares. Além disso, a nova loja de apps da Microsoft estará com o visual repaginado, se aproximando das lojas de aplicações móveis.

Novas aplicações nativas

O Windows 11 contará com mais duas aplicações nativas: o Microsoft Teams e o app do Xbox. O Teams passou a ser muito mais utilizado na pandemia, já que é feito para facilitar o trabalho remoto. De acordo com um levantamento do portal TechReviews, o número de buscas pelo software em Portugal cresceu 25 vezes de fevereiro para março do ano passado e dobrou entre março e abril. A empresa lançou recentemente novas ferramentas gratuitas na plataforma e pretende expandir ainda mais o uso colocando-a como aplicação nativa no sistema.

Widgets

O último sistema Windows que contou com widgets foi a versão 8. Agora, na 11, a ideia voltará repaginada, com um novo visual e uma nova forma de uso. Essa é mais uma forma de aproximar o uso dos computadores com o dos smartphones , já que a nova ferramenta tem várias semelhanças com as abas de widgets dos dispositivos móveis.

Menu Iniciar remodelado

O Menu Iniciar do novo Windows terá bastante mudanças. Em vez de isolado ao lado esquerdo da tela, ele ficará centralizado, na mesma posição das demais aplicações utilizadas. Ao abri-lo, o usuário verá recomendações com os softwares mais usados. Também será possível fixar aplicações para abertura rápida.

Novo gerenciamento de janelas com suporte para mais de um monitor

Muitos usuários utilizam dois ou mais monitores ao mesmo tempo para administrar melhor as tarefas do dia-a-dia no computador. O Windows 11 contará com um gerenciamento de janelas novo, que terá um suporte melhor para os que utilizam o PC desta forma. De uma maneira rápida, você poderá escolher qual será a posição das janelas e a disposição das mesmas, podendo dividir a tela até entre quatro aplicações. É mais uma mudança para lidar com as novas formas de trabalho virtuais que cresceram nos últimos meses.

, TECHDAYS Aveiro 2021 terá competições de FIFA 22

TECHDAYS Aveiro 2021 terá competições de FIFA 22

, 4 maneiras de seguir carreira no mundo dos games

4 maneiras de seguir carreira no mundo dos games