in

4 maneiras de seguir carreira no mundo dos games

, 4 maneiras de seguir carreira no mundo dos games
Imagem de Olya Adamovich por Pixabay

Até alguns anos atrás, games eram apenas diversão para a maioria das pessoas. Ou se trabalhava na indústria, com desenvolvimento e marketing, ou se gastava horas e horas jogando, muitas vezes com excelência, mas sem ganhar qualquer dinheiro por isso. Felizmente, os tempos agora são outros.


Há um enorme número de carreiras possíveis ligadas ao mundo dos games e jogos eletrônicos. Não é preciso sequer fazer grandes investimentos em consoles, uma vez que simples títulos para dispositivos móveis ou que não exigem computadores potentes também permitem um futuro satisfatório.

Estamos falando, afinal, de um mercado que arrecadou quase 160 bilhões de dólares em 2020, mais do que a música e o cinema juntos. Por mais que tais números tenham sido inflados pelo isolamento social, mostram que o setor dos games tem força quase inabalável no entretenimento.

Queres aproveitar as novas oportunidades e também ganhar um bom dinheiro com os games? Há uma série de carreiras que podem te ajudar a alcançar o objetivo. Vê as principais:

Jogador profissional

A forma mais famosa de ganhar dinheiro com os jogos eletrônicos é como jogador profissional. O movimento pela profissionalização dos melhores no mundo já aconteceu e hoje as disputas em variadas modalidades movimentam milhões de euros em patrocínios, apostas, direitos de transmissão e muito mais.

É claro que se tornar um jogador profissional não é fácil: É preciso um grande treinamento e dedicação irrestrita ao título no qual se deseja competir. Como em qualquer outro esporte, apenas os melhores chegam ao topo.

Streamer

A profissão de streamer é mais democrática do que a de jogadores profissionais: É possível escolher entre uma ampla variedade de títulos, muitos deles sem competições oficiais, e não há a necessidade de estar na primeira prateleira em habilidades com os games.

Quem deseja se destacar no universo do streaming de games precisa de desenvoltura em frente à câmera, criatividade, bom humor e equipamentos de qualidade. Escolher um título com um grande número de fãs, como o novo lançamento da série Dragon Ball, também ajuda bastante.

Desenvolvedor de games

Ainda é possível ter uma carreira como desenvolvedor de games, assim como quando a indústria começou a surgir. E, na verdade, hoje as chances e os caminhos são muito mais claros. Existem várias linguagens a se dominar, modelos de programação e possibilidades independentes de lançar jogos eletrônicos.

De acordo com a plataforma de cursos Meta Lecture, a procura pelos cursos de desenvolvimento de games cresceu 30% desde o início da pandemia, enquanto as buscas pelo aprendizado de linguagens de programação, que já permitem os primeiros passos na área, subiram 119%.

A concorrência não pode te desanimar: Criatividade e conhecimento são os principais diferenciais para fazer bons games!

Produtor de conteúdo

Quanto mais pessoas consomem games, mais é necessário a produção de conteúdo em texto ou em vídeo. Notícias, análises, coberturas, entrevistas e críticas estão entre os materiais mais acessados não apenas com os jogos eletrônicos, mas com qualquer tipo de entretenimento.

Caso tenhas facilidade com a produção de conteúdo escrito ou filmado e experiência jornalística, fazê-lo sobre games pode gerar bons resultados financeiros.

, Veja as principais mudanças trazidas pelo Windows 11

Veja as principais mudanças trazidas pelo Windows 11

, M1LHÃO | Código vencedor do Sorteio nº 041/2021

M1LHÃO | Código vencedor do Sorteio nº 041/2021