Tiago Rodrigues, diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é um dos vencedores do Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais, cuja edição deste ano decorre na Rússia, em novembro.
Entre 13 e 17 de novembro de 2018, S. Petersburgo será a cidade anfitriã da XVII edição do Prémio Europa de Teatro e da XV edição do Prémio Europa de Teatro – Realidades Teatrais. O Prémio Europa de Teatro existe desde 1986, e alguns dos vencedores passados foram Christoph Marthaler, Thomas Ostermeier, Katie Mitchell e Pippo Delbono. O único vencedor português, até ao momento, tinha sido o Teatro Meridional, em 2010.
O júri deste prémio considera que o diretor artístico do D. Maria II tem “dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil, como artística, entre diferentes povos”, sendo assim um dos galardoados que “continuam a lutar por um novo teatro Europeu, que vá além de qualquer barreira ou preconceito”.
O Prémio Europa de Teatro não representa apenas uma celebração artística. Os artistas galardoados também participam em espetáculos, antestreias, leituras, demonstrações, conferências e reuniões, de forma a oferecer ao público e aos críticos acesso à sua forma de fazer teatro. As reuniões representam uma oportunidade para colecionar testemunhos de pessoas que, de formas diferentes, participam no processo criativo e nas produções de um ator ou uma atriz, um grupo ou uma companhia de teatro.