O Teatro Nacional São João vai a Almada com “Uma noite no futuro”

O Teatro Nacional São João vai a Almada com Uma noite no futuro, a partir de Gil Vicente e de Samuel Beckett, e com a encenação de Nuno Carinhas. O espetáculo estará em cena sábado, dia 2, às 21h, e domingo, dia 3, às 16h.

Obras dramáticas de dois cultores da forma teatral breve constituíram o “chão” desta criação: Gil Vicente, o ilustre desconhecido a quem se atribui a fundação do teatro português, e Samuel Beckett, o escritor que mudou o teatro no século XX. Os textos de Beckett Velha toada  (uma reescrita beckettiana de uma peça radiofónica de Robert Pinget chamada La manivelle) e A última gravação de Krapp, e o Auto da fé, de Gil Vicente, foram revisitados para criar algo novo sobre grandes velhos temas que estão no coração da inquietação artística: a passagem das horas, luzes e sombras, solidão e festa, barulho e silêncio, memória e esquecimento.

Dois velhos lembram (e deslembram) o passado enquanto o mundo moderno lhes passa (literal e ruidosamente) ao lado. Um homem dialoga, no seu 69.º aniversário, com uma gravação de há trinta anos. Dois pastores – parentes longínquos do par Didi/Gogo de À Espera de Godot  – manifestam um cómico deslumbramento diante das coisas do Natal, abrindo caminho a uma personagem alegórica, como só Vicente as fazia para dar voz ao que por vezes não se podia: a Fé.

Ficha Técnica e Artística

A partir de textos de Samuel Beckett e Gil Vicente
Encenação de Nuno Carinhas

Intérpretes Alberto Magassela, João Cardoso, João Lourenço, Paulo Freixinho e Sara Barros Leitão
Conceito e dramaturgia Nuno Carinhas e Pedro Sobrado
Cenografia e figurinos Nuno Carinhas
Desenho de som Francisco Leal
Desenho de luz Nuno Meira
Apoio linguístico João Veloso
Realização vídeo Fernando Costa

Preços: 6,5€ a 13€