in

“Surdina”, escrito por Valter Hugo Mãe, chegou hoje aos cinemas

“Surdina”, escrito por Valter Hugo Mãe, chegou hoje aos cinemas

‘Surdina’, uma ‘tragicomédia minhota’ escrita por Valter Hugo Mãe, com realização de Rodrigo Areias e banda sonora a cargo de Tó Trips, chega esta semana aos cinemas nacionais. O filme teve a sua estreia mundial em outubro passado, na 43.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

A longa-metragem de ficção de Areias foi rodada em Guimarães, tendo como cenário um espaço rural, onde Isaque, um velho homem interpretado por António Durães, recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira. Revoltado, despeitado e triste, o velho homem pretende esconder-se de todos, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e que aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo.

 

Rodrigo Areias lembrou-se que as personagens de Valter Hugo Mãe se baseiam, normalmente, nos seus familiares de São Cristóvão de Selho, em Guimarães e aproveitando a coincidência de serem ambos vimaranenses, laçou o desafio ao escritor para criar o argumento de ‘Surdina’, que define como ‘tragicomédia minhota’. Uma história sobre a delicadeza de se ser velho, do que resta ainda para sonhar e para amar quando a idade avança significativamente e o corpo se enfraquece.

Produzido pela Bando à Parte, ‘Surdina’ conta no elenco com atores como António Durães, Ana Bustorff, Filomena Gigante, Jorge Mota, João Pedro Vaz ou Emilia Silvestre, entre outros.

O filme será apresentado ao público em formato Cine-concerto, esta quinta-feira, no Cinema Trindade, no Porto com sessões às 19h30 e às 22h00. Uma digressão que que passará também por Guimarães, dia 10 de julho, no Centro Cultural Vila Flordia 15 em Lisboa, nos Cinemas NOS Amoreiras e dia 16 em Aveiro, com a banda sonora interpretada ao vivo por Tó Trips e a emergir em absoluto nas imagens e na narrativa de Rodrigo Areias. A tour de Cine-concertos seguirá depois por todo o pais em salas e dias a anunciar oportunamente.

‘Surdina’ é um filme em tudo diferente dos outros que Rodrigo Areias já realizou e transporta-nos para um Portugal antigo, recôndito, que afinal existe, apesar de tudo quanto façamos para nos modernizarmos.

“Surdina”, escrito por Valter Hugo Mãe, chegou hoje aos cinemas

Cine-concertos Surdina | Banda Sonora de Tó Trips ao vivo

9 de julho | Porto | Cinema Trindade

10 de julho | Guimarães | Centro Cultural Vila Flor

15 de julho | Lisboa | Cinemas NOS Amoreiras

16 de julho | Aveiro | Festival dos Canais

 

Sinopse

Num espaço rural, um velho homem recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira.

Revoltado, pretende esconder-se de todos, despeitado e triste, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo.

Esta é uma história da delicadeza de se ser velho, do que resta ainda para sonhar e para amar quando a idade avança significativamente e o corpo se enfraquece.

“Surdina”, escrito por Valter Hugo Mãe, chegou hoje aos cinemasGoogle Notícias

Siga o CA Notícias na Google e leia as notícias em primeira mão!
“Zé Pedro Rock ‘n’ Roll”, o documentário do lendário guitarrista de Xutos & Pontapés chega aos cinemas

“Zé Pedro Rock ‘n’ Roll”, o documentário do lendário guitarrista de Xutos & Pontapés chega aos cinemas

Más notícias para os fãs de “The Crown”: vem aí a sexta e última temporada da série da Netflix

Más notícias para os fãs de “The Crown”: vem aí a sexta e última temporada da série da Netflix