Considerados uma das mais populares e importantes bandas do Reino Unido, os Suede foram os responsáveis pelo primeiro passo da revolução da pop britânica dos anos de 1990. A banda inglesa empurrou o indie pop/rock para bem longe de todo o ciclo vicioso de misturas entre shoegazing e dance-pop instauradas pelo movimento Madchester e devolveu a pureza e misticidade ao pop britânico.
Inspirados pela extravagância de David Bowie e pelo pop romântico dos The Smiths, os Suede criaram melodias com fortes e arrebatadoras guitarras e sonoridades sombrias e descaradamente ambiciosas. O álbum de estreia da banda, Suede (1993), atraiu de imediato a atenção da imprensa especializada, mas foi com o terceiro disco de originais que alcançaram o primeiro sucesso comercial: Coming Up, de 1996, atingiu o número um no Reino Unido. Head Music (1999) e A New Morning (2002), continuaram a afirmar o quinteto como uma das mais importantes bandas da cena musical inglesa. Após muita especulação e uma longa pausa de sete anos, os Suede regressaram aos palcos e editaram Bloodsports (2013), que segundo o vocalista Brett Anderson, resulta de uma mescla de sonoridades presentes em Dog Star Man e Coming Up.
Mais recentemente, em Setembro de 2018, os Suede apresentaram o oitavo álbum de estúdio, The Blue Hour, um disco produzido por Alan Moulder que nos transporta até às raízes do rock alternativo.
Os pioneiros do britpop Suede são a mais recente confirmação para o último dia do Vodafone Paredes de Coura, 17 de Agosto. A música está de volta à praia fluvial do Taboão entre os dias 14 e 17 de Agosto e conta com os já confirmados The National, Boy Pablo, Acid Arab, Kamaal Williams, Father John Misty, New Order, Mitski, Spiritualized, Parcels, Julien Baker, Alice Phoebe Lou, Patti Smith, Krystal Klear, Romare, Flohio, Crumb, Yellow Days, Connan Mockasin,Balthazar, Boogarins, First Breath After Coma, Deerhunter, Jonathan Wilson eAlvvays.