O Rock in Rio é o único evento de música e entretenimento do mundo a ter um carimbo Smart, fruto da implementação, na edição de 2016, de um vasto conjunto de soluções de Internet of Things (IoT) da Vodafone Portugal que transformaram o Parque da Bela Vista na primeira Cidade do Rock inteligente.
A dez dias do arranque da 8.ª edição do festival, a Vodafone Portugal e o Rock in Rio anunciam o lançamento de um novo projeto de cariz tecnológico, a Vodafone Digital Rock City. Muito mais do que um upgrade face à anterior edição, este projeto traduz a forte aposta na inovação e na capacidade de aliar a digitalização à música e ao entretenimento, dotando o recinto das soluções Vodafone IoT de última geração.
A Vodafone Digital Rock City materializa-se na adoção de cinco soluções que monitorizam, em tempo real, as áreas mais relevantes para o pleno funcionamento do festival: energia, água, ambiente, mobilidade e diversão.
É precisamente na solução desenvolvida pela Vodafone Portugal em exclusivo para as diversões do Rock in Rio-Lisboa que reside uma das maiores inovações do projeto, uma vez que impactará diretamente os milhares de visitantes que, durante os quatro dias, visitarão o Parque da Bela Vista.
Através da solução Smart Check-in, as inscrições nas atrações do recinto – roda gigante e slide – serão realizadas num formato totalmente digital. Esta inovação, nunca antes usada no Rock in Rio ou num evento de música em Portugal, evita filas de espera e torna o processo de inscrição mais simples e célere.
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Na prática, esta solução importa para a Cidade do Rock um conceito de check-in semelhante ao utilizado nos aeroportos. Bastará aos espetadores efetuarem o download da Aplicação Vodafone Rock in Rio, registarem-se na atração que pretendem e no horário que desejam, dentro das disponibilidades existentes e das reservas já em curso. A App confirmará a hora prevista de entrada e gerará um QRCode que será utilizado no acesso à diversão selecionada.
Além de impactar positivamente o público, esta solução cria, à semelhança das restantes, as condições para uma melhor otimização dos processos, infraestruturas e recursos do Rock in Rio, promovendo uma maior sustentabilidade ambiental e económica do festival.
- Smart Energy: Medição dos consumos de energia e gestão centralizada do abastecimento da rede, com elevado grau de exatidão, nas zonas mais estratégicas do Rock in Rio-Lisboa, tais como Palco Mundo, Área VIP, Super Bock Digital Stage, Music Valley, Time Out Market Rock in Rio, EDP Rock Street e Worten Game Ring. Só no Palco Mundo, por onde vão passar nomes como Muse, Bruno Mars, The Killers, The Chemical Brothers, entre muitos outros, há vários geradores elétricos que podem consumir mais de 3MW (MegaWatts), o equivalente ao gasto normal de 1.000 Watts em 3.000 apartamentos, durante o período noturno (20h – 22h). Esta solução permitirá garantir a gestão mais eficiente do desempenho energético destes espaços, assegurando a adoção de medidas preventivas e/ou corretivas em tempo real, bem como a definição de estratégias mais racionais nas próximas edições do festival. De 2016 para 2018, por exemplo, regista-se uma redução de 52 para 17 geradores elétricos e estima-se uma diminuição de 20% no consumo de energia em face à edição anterior.
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- Smart Water: Supervisão da rede de água que abastece os quatro hectares do Parque da Bela Vista, assegurando o controlo do fornecimento e prevenindo potenciais interrupções ou irregularidades na distribuição. O recurso a sensores colocados diretamente nos depósitos de abastecimento permite atuar de forma rápida e eficaz sempre que os níveis se aproximem do limite mínimo recomendável.
- Smart Air: Apoio à execução dos trabalhos em altura, através da instalação de um anemómetro que controla a direção e a velocidade do vento. A monitorização da velocidade do vento no topo do Palco Mundo tem como objetivo maximizar a segurança dos colaboradores que estão a efetuar trabalhos em altura, mas também acompanhar o impacto do vento na estrutura do Palco que conta com mais de 28 metros de altura, equivalentes a um prédio de nove andares. A solução Smart Air procede ainda à recolha dos diversos parâmetros ambientais (qualidade do ar, concentração de CO2, gases, fumos e moléculas) em diferentes zonas do recinto.
- Vodafone On Board: Disponibilização de Wi-Fi gratuito e divulgação da agenda e das últimas novidades da cidade do Rock in Rio-Lisboa nos écrans dos autocarros (digital signage) que transportam os visitantes para o recinto. Esta solução de entretenimento em mobilidade dá resposta aos novos padrões de consumo de conteúdos e à crescente utilização de dados móveis.
As soluções foram desenvolvidas pela Vodafone Portugal, em parceria com a Empresa ThinkDigital.
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