Apenas com cinco episódios ‘Chernobyl’ já mereceu uma excelente pontuação no IMDB. E estas poderão ser 16 das razões para isso ter acontecido e porque deve juntar a série à sua lista de visionamentos.
Chernobyl é uma minissérie épica da HBO em cinco partes que dramatiza os acontecimentos do acidente nuclear de Chernobil em 1986, contado pelas histórias das pessoas que fizeram sacrifícios incríveis para salvar a Europa de um desastre inimaginável.
A minissérie é, naturalmente, baseada em eventos reais da história.
Chernobyl baseia-se nos acontecimentos em torno do desastre de abril de 1986 na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia soviética, considerada por muitos como o pior desastre nuclear da história da humanidade.
Os showrunners empreenderam uma pesquisa exaustiva para garantir que nenhum detalhe falhava.
Craig Mazin, responsável pelo argumento da série, aparentemente utilizou todo o tipos de fontes, material, incluindo conversas com cientistas para entender como um reator nuclear realmente funciona, testemunhos escritos e pesquisas junto de historiadores.
Chernobyl é basicamente uma série de terror não convencional…
A série não segue a fórmula tradicional de terror, mas ainda consegue ser bastante assustadora, especialmente porque sabemos que o acidente realmente aconteceu.
Mas também é um drama muito emocionante.
Há muito drama e intriga geopolítica também!
A maneira como a série constrói o suspense é nada menos que magistral.
A tensão em torno do desastre está sempre presente, mas, ao contrário dos espetáculos de horror normais, nunca se consegue uma “quebra” da ameaça em mãos. Está sempre lá.
Visualmente, é uma impressionante obra de arte.
Há tantas cenas, especialmente aquelas que ilustram os efeitos da radiação, que o vão deixar aterrorizado. Mas não é só sangue por causa do sangue – essas cenas também retratam o verdadeiro medo e tristeza que as vítimas sentiam.
Não há uma personagem principal. Em vez disso, a série segue os eventos do acidente através dos pontos de vista de múltiplas personagens.
Como resultado, Chernobyl consegue retratar como o desastre afetou várias pessoas, desde políticos, cientistas e até pessoas perfeitamente comuns que não sabiam o que estava a acontecer.
E cada personagem tem um momento crucial que é todo deles.
As personagens podem aparecer em apenas um ou dois episódios, e provavelmente não nos lembraremos dos nomes deles, mas entendemos perfeitamente bem porque eles estão lá e qual foi o papel deles na história.
E também não podemos escolher um favorito.
Nesta série nã se trata de ter uma personagem “favorita” ou apontar outra como sendo o “grande vilão”. A coisa mais interessante sobre a série é a história em si.
E mesmo que a série seja baseada em algo que aconteceu em 1986, parece muito relevante em 2019.
O enredo mergulha profundamente na maneira como um governo pode responder a um grande acidente – e como eles tentam escondê-lo.
Há também uma crítica implícita no modo como as mulheres são dispensadas.
Numa das cenas, vemos como uma cientista, especialista em radiação, é ignorada por um homem que não sabe de nada, mas só porque está no comando.
Cada detalhe da produção é excelente.
Podíamos falar, apenas, dos efeitos especiais de cada cena, mas todas elas foram filmadas com o máximo cuidado e qualidade. O resultado? Uma produção que poderíamos facilmente esperar de um filme indicado aos Óscares.
Surpreendentemente, é muito educativo.
Chernobyl foi tão bem pesquisada que acabamos por aprender muito sobre radiação e física enquanto assistimos.
E, claro, as performances dos atores são maravilhosas.
Tome nota das palavras acima: Esta série vai dominar a próxima temporada de premiações.
Os críticos também são grandes fãs da série.
Para além da classificação obtida pelos utilizadores no IMDB, Chernobyl também tem uma classificação de 96% no Rotten Tomatoes !
Finalmente, é uma série muito curta – perfeita para passar algumas noites durante a semana ou ocupar fim de semana.
Se é uma daquelas pessoas que não tem muito tempo para gastar em frente à televisão, Chernobyl tem a duração perfeita para uma minissérie que vale muito a pena ver.